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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63718
Type: | TCC |
Title: | Satisfação, divertimento e aderência a terapia por realidade virtual em indivíduos pós AVC: uma revisão sistemática de literatura |
Authors: | Lopes, Gabriel Felipe dos Santos |
Advisor: | Viana, Ramon Távora |
Keywords: | Realidade Virtual;Acidente Vascular Cerebral;Reabilitação |
Issue Date: | 21-Jan-2022 |
Citation: | LOPES, G. F. S. Satisfação, divertimento e aderência a terapia por realidade virtual em indivíduos pós AVC: uma revisão sistemática de literatura. 2022. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63718. Acesso em: 29 jan. 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Introdução: Segundo a American Heart Association (2021)10, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), é atualmente uma doença prevalente nos EUA e no mundo, e com crescimento estatisticamente significativo entre a população mundial na década passada. Diversos fatores são favoráveis ao surgimento do AVC como por exemplo: tabagismo, obesidade, hipertensão e dislipidemia. Esta doença se apresenta de duas formas: isquêmico ou hemorrágico, sendo que o hemorrágico causa elevado número de óbitos enquanto o isquêmico ocasiona um número maior de sobreviventes com sequelas. Um evento como o AVC pode acarretar enormes consequências na vida de um indivíduo e sua família, isto é, a instalação dessa condição de saúde que ocasiona alterações físicas, sensoriais, motoras, emocionais, cognitivas e sociais que somadas as barreiras arquitetônicas da residência e da cidade interferem de forma contundente em toda estrutura de vida do indivíduo. Objetivo: Investigar a adesão, a satisfação e o divertimento do uso da terapia por realidade virtual no tratamento de indivíduos pós-AVC crônico. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura no intuito de investigar se a adesão, satisfação e diversão de indivíduos pós-AVC que utilizaram a terapia por realidade virtual, em comparação a outras terapias. Foram incluídos Ensaios clínicos randomizados e ensaios controlados quase randomizados. Resultados: A partir dos descritos e do banco de dados empregados (EMBASE, CENTRAL E MEDLINE), foram totalizadas 62 citações para serem avaliados. Com base nos critérios elegibilidade supracitados foram excluídos 3 artigos duplicados, 59 artigos foram selecionados para leitura de título e resumo. Posteriormente a leitura de títulos e resumos, 19 estudos foram selecionados para ter sua leitura completa efetuada. Subsequentemente foi realizado uma análise conclusiva por meio da qual observou-se a qualidade metodológica dos estudos bem como a relevância dos achados, assim sendo, dos 19 estudos restantes foram incluídos 18 para compor o presente artigo. Considerações Finais: Pode-se afirmar que a eficácia da terapia por realidade virtual é semelhante a terapia convencional, e que o envolvimento social e satisfação são elementos de interesse para novos estudos no que se refere a escolha terapêutica para indivíduos pós-AVC. |
Abstract: | Introduction: According to the American Heart Association (2021)10, the cerebrovascular accident (CVA) is currently a prevalent disease in the USA and in the world, having during the past decade a statistically significant growth among the world population. Several factors favor the onset of stroke, such as: smoking, obesity, hypertension and dyslipidemia. This disease presents itself in two forms: ischemic or hemorrhagic, with hemorrhagic causing a high number of deaths while ischemic causes a greater number of survivors with sequelae. An event such as a stroke can have huge consequences in the life of an individual and their family, that is, the installation of this health condition that causes physical, sensory, motor, emotional, cognitive and social changes that added to the architectural barriers of the residence and the city interfere strongly in the entire structure of the individual's life. Objective: To investigate the adherence, satisfaction and fun of using virtual reality therapy to treat individuals after chronic stroke. Methodology: We will analyze the adherence, satisfaction and fun of post-stroke individuals who used virtual reality therapy, through a systematic review of the literature on the subject. Randomized controlled trials and quasi-randomized controlled trials (eg, allocation by date of birth). Results: Based on the descriptions and the employees' database (EMBASE, CENTRAL AND MEDLINE), 62 citations were totaled to be evaluated. Based on the aforementioned titles and readability criteria, 3 duplicate articles were excluded, 59 articles were selected for abstract reading. After reading titles and abstracts, 19 were selected for their complete reading. Subsequently, a methodological analysis of the quality of the studies of the quality of the studies of the findings was performed, as well as being concluded from the findings, as well as the remaining 10 studies were included to compose the present. Final Considerations: Based on this, it can be inferred that virtual reality therapy is similar to conventional therapy, promotes social involvement and satisfaction, and should be considered during the therapeutic choice. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63718 |
Appears in Collections: | FISIOTERAPIA - Monografias |
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