Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63705
Tipo: | Resumo |
Título : | Vulnerabilidade social e as estruturas de oportunidades na UFC |
Autor : | Souza, Alessandra Viana de Silva, Mara Mônica Nascimento da Ferreira, Maria Clarice Alves Costa, Maria Clélia Lustosa |
Palabras clave : | Estudantes universitários - Inclusão social;Estudantes - Programas de assistência;Vulnerabilidade social |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOUZA, Alessandra Viana de; SILVA, Mara Mônica Nascimento da; FERREIRA, Maria Clarice Alves; COSTA, Maria Clélia Lustosa. Vulnerabilidade social e as estruturas de oportunidades na UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5488, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumen en portugués brasileño: | As condições de vulnerabilidade social em que se encontram muitos estudantes justificam, em parte, as dificuldades encontradas para concluir o curso universitário. A vulnerabilidade social de pessoas, famílias ou comunidade é entendida como uma “combinação de fatores que possam produzir uma deterioração de seu nível de bem-estar, em consequência de sua exposição a determinados tipos de riscos”. (BUSSO, 2001). Para Kaztman (2000), a vulnerabilidade é “a incapacidade de uma pessoa ou de um domicilio para aproveitar-se das oportunidades, disponíveis em distintos âmbitos socioeconômicos, para melhorar sua situação de bem-estar ou impedir sua deterioração”. Portanto, o mercado, o Estado e a sociedade podem oferecer oportunidades, mas estes grupos não estão aptos a aproveitá-las. A UFC oferece uma estrutura de oportunidades para os alunos mais carentes, proporcionando condições para permanência na universidade, como renda através de bolsas de iniciação acadêmica, isenção de taxa no restaurante universitário, residência universitária, curso de línguas estrangeiras, atividades esportivas e de lazer. Nesta comunicação visamos identificar as condições de vulnerabilidade social dos alunos do curso de Geografia da UFC e as estratégias utilizadas para superar as dificuldades. Para isto, foi elaborado um questionário objetivando traçar um perfil socioeconômico destacando a renda familiar, emprego e nível educacional dos pais, arranjo familiar, condições de habitação, modalidade escolar ensino médio, participação em cotas e tempo de deslocamento casa-ufc. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63705 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_avsouza.pdf | 69,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.