Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63705
Tipo: Resumo
Título: Vulnerabilidade social e as estruturas de oportunidades na UFC
Autor(es): Souza, Alessandra Viana de
Silva, Mara Mônica Nascimento da
Ferreira, Maria Clarice Alves
Costa, Maria Clélia Lustosa
Palavras-chave: Estudantes universitários - Inclusão social;Estudantes - Programas de assistência;Vulnerabilidade social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Alessandra Viana de; SILVA, Mara Mônica Nascimento da; FERREIRA, Maria Clarice Alves; COSTA, Maria Clélia Lustosa. Vulnerabilidade social e as estruturas de oportunidades na UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5488, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: As condições de vulnerabilidade social em que se encontram muitos estudantes justificam, em parte, as dificuldades encontradas para concluir o curso universitário. A vulnerabilidade social de pessoas, famílias ou comunidade é entendida como uma “combinação de fatores que possam produzir uma deterioração de seu nível de bem-estar, em consequência de sua exposição a determinados tipos de riscos”. (BUSSO, 2001). Para Kaztman (2000), a vulnerabilidade é “a incapacidade de uma pessoa ou de um domicilio para aproveitar-se das oportunidades, disponíveis em distintos âmbitos socioeconômicos, para melhorar sua situação de bem-estar ou impedir sua deterioração”. Portanto, o mercado, o Estado e a sociedade podem oferecer oportunidades, mas estes grupos não estão aptos a aproveitá-las. A UFC oferece uma estrutura de oportunidades para os alunos mais carentes, proporcionando condições para permanência na universidade, como renda através de bolsas de iniciação acadêmica, isenção de taxa no restaurante universitário, residência universitária, curso de línguas estrangeiras, atividades esportivas e de lazer. Nesta comunicação visamos identificar as condições de vulnerabilidade social dos alunos do curso de Geografia da UFC e as estratégias utilizadas para superar as dificuldades. Para isto, foi elaborado um questionário objetivando traçar um perfil socioeconômico destacando a renda familiar, emprego e nível educacional dos pais, arranjo familiar, condições de habitação, modalidade escolar ensino médio, participação em cotas e tempo de deslocamento casa-ufc.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63705
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_avsouza.pdf69,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.