Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63695
Type: TCC
Title: Narrativa de experiência dos estágios supervisionados do ensino médio durante a pandemia de Covid-19 e as implicações do ensino remoto emergencial
Authors: Mapurunga, Camila Torres
Advisor: Feitosa, Raphael Alves
Keywords: Estágio supervisionado de licenciatura;Narrativa de experiência do vivido;Ensino remoto emergencial
Issue Date: 2022
Citation: MAPURUNGA, Camila Torres. Narrativa de experiência dos estágios supervisionados do ensino médio durante a pandemia de Covid-19 e as implicações do ensino remoto emergencial. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A formação de professores está em constante processo de transformação com o intuito de acompanhar as diversas mudanças recorrentes ao passar dos anos e das gerações consecutivas, seja pelos avanços tecnológicos e pelas novas pesquisas. A educação é formada por pessoas que estão em constante transição. A educação e o educador lidam com o humano, com o indivíduo, ao entrar em uma sala de aula a responsabilidade é maior do que transmitir o conteúdo, e a sua formação e componente curricular não são somente auxiliadores, mas principais encarregadores de preparar o futuro educador para essas situações. Tendo isso em vista, o estágio supervisionado de licenciatura é fundamental para construção do “eu” professor e para a formação do estudante na graduação a fim de construir o seu futuro como docente e profissional, e tem papel significativo no amadurecimento profissional e pessoal dos estudantes de licenciatura. Em 2020 a humanidade foi surpreendida por uma pandemia que impactou milhões de vidas até hoje, a educação não obstante foi impactada pela demanda do distanciamento social e a preservação da vida humana, diante disso se fez necessária a implementação do ensino remoto emergencial, que por ter um caráter emergencial pouco permitiu a preparação dos docentes, instituições de ensino e estudantes. A partir dessas contemplações, o trabalho teve como objetivo geral manifestar por meio da narrativa de experiência do vivido, as experiências como futura professora de Ciências e Biologia e as vivências durante os Estágios Supervisionados do Ensino Médio feitas através do ensino remoto emergencial, mediante a pergunta: “quais foram os desafios vivenciados durante a minha experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Médio?”. Os objetivos específicos são descrever as experiências de Estágio Supervisionado no Ensino Médio I e II, narrar as diferentes percepções e analisar a complexidade do ensino remoto emergencial experimentado. A partir disso foi possível observar e experienciar a importância do contato entre professor e aluno e as falhas sistemáticas no ensino remoto emergencial, assim como ponderar sobre as lacunas já existentes na educação no Brasil precedentes à pandemia, podendo concluir que a culpa não recai somente ao método de ensino empregado de maneira emergencial, mas sim as condições preexistentes que foram impostas sobre o mesmo.
Abstract: The teaching formation is in constant process of transformation with the intent of keeping up with the various and recurrent changes within the successives years and generations, be in the technological advances and new researches. The education is molded by people which are in constant transition. The education and the educator deal with the human, with the person, when entering a teaching class the responsibility is bigger than transmitting a subject, and the formation and components of curriculum, are not only as helpers, but main incumbents of preparing a future teacher for those changes. Taking these into account, the supervised teaching internship is primordial for the setting up of the “me” teacher and for the student formation of the university graduate, in order to build their future as a teacher and as a professional, then having a significant role in the professional and personal growth of teaching students. In 2020, the humanity was surprised by a pandemic that impacted millions of lifes until today, the education nevertheless was impacted by the demand of social distancing and the preservation of human life, as consequence it was necessary the implementation of emergency remote teaching, that for being an emergency permitted little preparation for the teachers, teaching institutions and students. In light of these contemplations, this research had as main objective manifest, through narrative of the vivid experience, the experiences as a teacher in formation of Biology and Science and the events during my Supervised Internship of High School accomplished through emergency remote teaching, by the question: “which were the challenges experienced during my Supervised Internship of High School?”. The specific objectives are to describe the experiences of the Supervised Internship of High School I e II, narrate the different perceptions and analyze the complexity of the emergency remote teaching experienced. Through that it was possible to observe and experience the importance of the contact between teacher and student and the systematic fails of the emergency remote teaching, as well as weigh the gaps already existing in Brazil’s education before the pandemic, concluding that the fault not only falls to the method of teaching used, but to preexistent conditions that were already binded to the method.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63695
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_ctmapurunga.pdf744,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.