Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63671
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ricca, Diego Eneas Peres | - |
dc.contributor.author | Nivoloni, Graziela | - |
dc.contributor.author | Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T23:27:06Z | - |
dc.date.available | 2022-01-24T23:27:06Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RICCA, D. E. P.; NIVOLONI, G.; MAZZILLI, C. de T. S. Experimentações para o livre brincar: Usuário participante do processo de projeto. V!RUS, São Carlos, n. 17, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-974x | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63671 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | V!RUS | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 17; | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design centrado no usuário | pt_BR |
dc.subject | Design participativo | pt_BR |
dc.subject | Processo de projeto | pt_BR |
dc.subject | Livre brincar | pt_BR |
dc.title | Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetiva-se observar aspectos relativos à interação de crianças, de quatro a cinco anos de idade, entre si e com o meio, por meio de experimentos práticos, a fim de potencializar os dados obtidos junto aos usuários, gerando reflexões a respeito da participação destes no processo de projeto de espaços direcionados ao brincar infantil. Parte-se de uma breve contextualização histórica e teórica referente ao ato de projetar, discutindo-o como uma ação linguística e interpretativa, apresentam-se exemplos que servem de referência de aplicação prática para, finalmente, discutir experimentos realizados pelos autores durante a pesquisa. Estas dinâmicas se estabeleceram por meio do diálogo e da observação de crianças e permitiram depreender conceitos a partir da atividade de pesquisa colaborativa entre usuário, designer e espaço. Com base nestas análises, conclui-se que o processo de projeto de espaços relativos ao brincar precisa ser repensado e aprimorado considerando a participação dos usuários ou atores envolvidos e a implementação de estratégias de conversação e interação com crianças. | pt_BR |
dc.title.en | Free playing experiments: the user as a participant of the design process | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAUD - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_elbricca.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.