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Tipo: TCC
Título: Design crítico: problematizando corpos femininos de perfis fitness do Instagram em um projeto especulativo
Autor(es): Souza, Tatyane Frankalino de
Orientador: Barros, Camila Bezerra Furtado
Palavras-chave: Design crítico;Design especulativo;Instagram;Corpo feminino;Capitalismo transestético
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, T. F. Design crítico: Problematizando corpos femininos de perfis fitness do Instagram em um projeto especulativo. 2021. 96 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho se propõe a compreender o papel do design enquanto agente político e a sua capacidade para criar espaços de discussão acerca de temas pertinentes na sociedade contemporânea, além de provocar reflexões sobre a imposição de um padrão corporal feminino pelos perfis de digitais influencers fitness do Instagram através de uma abordagem projetual de design crítico e especulativo (DUNNE e RABY, 2013). Para tanto, são apresentadas, de modo a contextualizar a pesquisa em questão, noções sobre a sociedade do consumo (BAUMAN, 2008) e o capitalismo transestético (LIPOVETSKY e SERROY, 2015), dialogando com o conceito de padrão de beleza (WOLF, 1992) e um breve histórico sobre a rede social Instagram. Ademais, é discutido acerca do termo design e suas noções, debatendo com autores como Vilém Flusser (2007) e Bruno Latour (2014), para então apresentar e discutir o papel do design enquanto dispositivo (AGAMBEN, 2005) e sua potencialidade enquanto agente político (FRY, 2010). Em seguida, aprofunda-se no conhecimento acerca de um design crítico e especulativo, dialogando com autores como Lara Machado (2018), Bruno Lorenz (2018), Anthony Dunne e Fiona Raby (2013), dentre outros, a fim de compreender a capacidade do design de gerar fricções na política vigente e suscitar debates. Em seguida, é debatido acerca do feminino no Instagram e o padrão corporal reforçado na rede social, trazendo autoras como Fernanda Rosa (2018), Gabriela Campos, Hila Faria e Isabela Sartori (2019), Maria Letícia Silva (2018) e Fernanda Romero (2018), além de apresentar análises sintáticas e semânticas de perfis de digitais influencers fitness. A pesquisa tem teor qualitativo e exploratório e se utiliza de uma metodologia adaptada de J. J. Garrett (2002) para design de interfaces em sua abordagem projetual. Por fim, a partir do estudo teórico realizado, foi proposto um projeto de design crítico e especulativo que provoca reflexões, questionamentos e traça um paralelo acerca das imagens e discursos visuais compartilhados no Instagram por digitais influencers fitness e a realidade por trás das telas.
Abstract: This paper aims to understand the role of design as a political agent and its ability to create spaces for discussion about relevant issues in contemporary society; in addition to provoking reflections on the imposition of a female body standard by the profiles of digital influencers fitness of the Instagram through a critical and speculative design project approach (DUNNE and RABY, 2013). Therefore, in order to contextualize the research in question, notions about the consumer society (BAUMAN, 2008) and transesthetic capitalism (LIPOVETSKY and SERROY, 2015) are presented, dialoguing with the concept of beauty standard (WOLF, 1992 ) and a brief history about the social network Instagram. Furthermore, it is discussed about the term design and its notions, debating with authors such as Vilém Flusser (2007) and Bruno Latour (2014), to then present and discuss the role of design as a device (AGAMBEN, 2005) and its potential as a political agent (FRY, 2010). Then, it deepens the knowledge about critical and speculative design, dialoguing with authors such as Lara Machado (2018), Bruno Lorenz (2018), Anthony Dunne and Fiona Raby (2013), among others, in order to understand the capacity of design to generate frictions in the current policy and to provoke debates. Then, it is discussed about the feminine on Instagram and the reinforced body pattern on the social network, bringing authors such as Fernanda Rosa (2018), Gabriela Campos, Hila Faria and Isabela Sartori (2019), Maria Letícia Silva (2018) and Fernanda Romero ( 2018), in addition to presenting syntactic and semantic analyzes of profiles of digital influencers fitness. The research has a qualitative and exploratory content and it uses a methodology adapted from J. J. Garrett (2002) for interface design in its design approach. Finally, from the theoretical study carried out, a critical and speculative design project was proposed, that provokes reflections, questions and draws a parallel between the images and visual discourses shared on Instagram by digital fitness influencers and the reality behind the screens.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63643
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