Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63608
Tipo: | TCC |
Título : | Percepção dos(as) estudantes e professores( as) de Educação Física sobre as práticas corporais de aventura e sua implementação na escola |
Autor : | Santos, João Willian dos |
Tutor: | Venâncio, Luciana |
Palabras clave : | Práticas corporais de aventura;Educação Física escolar;Formação inicial |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SANTOS, João Willian dos. Percepção dos(as) estudantes e professores( as) de Educação Física sobre as práticas corporais de aventura e sua implementação na escola. 2021. 43 f. TCC (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo foca no conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCA), proposto pelo documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que indica os conteúdos que devem ser abordados na Educação Física Escolar. O objetivo foi investigar qual a percepção dos(as) estudantes e professores(as) de Educação Física têm em relação a implementação deste conteúdo em sua prática profissional, buscando responder questionamentos como: Quais experiências pessoais, sobre PCA, esses profissionais tiveram antes da graduação? Quais disciplinas direcionam o aprendizado das PCA? Como implementar na Educação Física escolar? Esta pesquisa de abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os(as) colaboradores(as) da pesquisa foram 25 no total, sendo 4 estudantes e 21 professores(as) de Educação Física Licenciatura. Após a análise dos resultados foi constatado que a maioria dos(as) participantes têm interesse em implementar as PCA em sua prática docente e relata ter algum contato no âmbito pessoal e/ou acadêmico. Outro fato importante que foi relatado é a falta de disciplinas específicas que tratam sobre o tema. Concluímos que oestudo se mostrou relevante para entender como os(as) participantes criaram vínculo e aproximação com as PCA para sua futura atuação profissional. Além disso, identificamos algumas dificuldades que eles(as) relatam, bem como, algumas possíveis soluções que podem contornar tais problemas |
Abstract: | This study focus on Adventure Body Practices (ADP) content, proposed by the National Common Curricular Base, it indicates the subjects that must be approached in the School Physical Education. The aim of this study is to investigate the Physical Education professors and students perception about the adventure body practices applicability in their professional exercise, aim to answer the following questions about the subject: Which personal experiences, about the ADP, these professionals had befores to graduate? Which subjects guide the ADP’s learning? How to implement it in Physical Education classes? This research has a qualitative approach, using as research instrument questionnaires with multiple choice questions and open-ended questions. The contributors of this research were 25 in total: 4 students and 21 teachers of School Physical Education. With the results of this study notice that the majority has interests to aplicate the ADP in their classes and have been in contact with the practice in their personal life and/or in the academic field. Another important point is there is a lack of studies about the theme. This study concluded that the theme of ADP is relevant to understand how the participants of this research created a bond and approach with the ADP for their future professional exercise. Furthermore, some difficulties were identified by them, and some possible solutions to solve these problems. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63608 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_jwsantos.pdf | 448,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.