Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
Autor : | Rodrigues, Jayron Miranda, Raquel Sales Lima, Arthur Souza de Feitosa, Raphael Alves Leite, Raquel Crosara Maia |
Palabras clave : | Ensino de Biologia;Análise de livros;Currículo |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista da SBEnBio |
Citación : | RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DBIO - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jrodrigues.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.