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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63508
Tipo: | TCC |
Título : | Projeto vagalume: espaços não-formais na formação de docente no ensino de ciências |
Autor : | Anastacio, Cicero Robert Bezerra |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave : | Ensino de Biologia;Espaços não-formais;Educação sexual |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | ANASTACIO, Cicero Robert Bezerra. Projeto vagalume: espaços não-formais na formação de docente no ensino de ciências. 2021. 40 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Os estudos sobre práticas educativas em espaços não-formais de ensino têm mostrado ser um recurso motivador para o ensino de Biologia. Construí este trabalho com objetivo de narrar minha experiência como docente em um projeto fora do espaço acadêmico e escolar, para apontar as contribuições para minha formação. Uma vivência enriquecedora, pois pude abordar a Educação Sexual no contexto de um projeto em uma Organização Não-Governamental - ONG. A partir da minha narrativa foi feita uma pesquisa do tipo qualitativa usando a pesquisa biografica e foi feita uma pesquisa qualitativa com os voluntários do Projeto Vagalume, com o objetivo abrir discussões sobre a atuação de profissionais em diferentes espaços de ensino. A análise dos questionários foi feita uma leitura freiriana das falas dos voluntários que aponta que o projeto de ensino possibilita vivências através de troca com diferentes profissionais e conhecimentos deles que somam ao percurso formativo, com seus saberes e vivências. Os espaços de ensino não-formal podem contribuir de forma significativa na formação de professores de Biologia. É importante que o professor não se limite aos aspectos tradicionais de ensino e possa levar essas experiências para o ensino formal nas escolas. Estas contribuições discuto através das minhas memórias de formação e relato de experiência como aluno de ensino formal tomando como base autores que apontam as ações educativas não-escolares como possibilidade de ensino, ao promover novas experiências para professores. |
Resumen en español: | Los estudios sobre prácticas educativas en espacios de enseñanza no formales han demostrado ser un recurso motivador para la enseñanza de la biología. Construí este trabajo con el fin de narrar mi experiencia como docente en un proyecto fuera del espacio académico y escolar, para señalar las contribuciones a mi formación. Una experiencia enriquecedora, porque pude abordar la Educación Sexual en el contexto de un proyecto en una ONG. Desde mi narrativa y mi análisis de investigación con los voluntarios del Proyecto Vagalume, este estudio tiene como objetivo abrir discusiones sobre el desempeño de los profesionales en diferentes espacios de enseñanza. El análisis de los cuestionarios indica que el proyecto docente posibilita experiencias a través del intercambio con diferentes profesionales y conocimientos de los mismos que se suman a la trayectoria formativa, con sus conocimientos y experiencias. Los espacios de enseñanza no formales pueden contribuir significativamente a la formación de los profesores de biología. Es importante que el docente no se limite a los aspectos tradicionales de la enseñanza y pueda llevar estas experiencias a la educación formal en las escuelas. Estas contribuciones las discuto a través de mis recuerdos de capacitación y experiencia reportando como estudiante de educación formal. Tomando como base a autores que señalan las acciones educativas no escolares como una posibilidad de enseñanza, promoviendo nuevas experiencias para los docentes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63508 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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