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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ensino remoto emergencial na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos em Unidades de Informação: relato das práticas pedagógicas para formação discente
Título en inglés: Emergency remote teaching in the discipline of Organization, Systems and Methods in Information Units: reporting of pedagogical practices for student training
Autor : Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Chaves, Italo Teixeira
Palabras clave : Ensino remoto emergencial;Covid-19;Práticas pedagógicas;Tecnologias de informação e comunicação
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina
Citación : GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque; CHAVES, Italo Teixera. Ensino remoto emergencial na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos em Unidades de Informação: relato das práticas pedagógicas para formação discente. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-21, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Discute questões relacionadas às mudanças de processos em decorrência do novo coronavírus (COVID-19), pautando a migração do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, com enfoque nas práticas pedagógicas docentes. Levanta-se como problemática questões voltadas à adaptação, flexibilidade e aprendizagem durante o ensino remoto. Objetiva-se relatar como foi operacionalizado as atividades de ensino remoto no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Ceará. Deste modo configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, onde utiliza-se formulários eletrônicos como instrumento de coleta de dados para analisar, compreender e avaliar os procedimentos remotos de ensino, no que tange ao acesso às tecnologias de informação e comunicação e as atividades e avaliações propostas no decorrer do semestre letivo. O estudo resulta em práticas exitosas, evidenciando a necessidade e importância da flexibilização e adaptação da disciplina para um bom desempenho dos discentes durante o ensino remoto emergencial. Por fim, conclui-se que o ensino remoto é uma realidade latente no âmbito educacional e que cabe ao docente transformar e ressignificar as práticas pedagógicas para um novo formato, descobrindo e inventando novas metodologias mediadas pela tecnologia de informação e comunicação.
Abstract: Discusses issues related to process changes due to the new coronavirus (COVID-19), guiding the migration from classroom teaching to emergency remote teaching, focusing on teaching practices. Issues related to adaptation, flexibility and learning during remote teaching are raised as problematic. The objective is to report how the remote teaching activities were operated in the Librarianship course of the Federal University of Ceará. In this way, it is configured as an exploratory and descriptive research with a qualitative approach, where electronic forms are used as a data collection instrument to analyze, understand and evaluate remote teaching procedures, regarding the access to information and communication technologies and the activities and evaluations proposed during the school semester. The study results in successful practices, highlighting the need and importance of flexibility and adaptation of the discipline for a good performance of students during emergency remote teaching. Finally, it is concluded that remote teaching is a latent reality in the educational field and that it is up to the teacher to transform and resign the pedagogical practices to a new format, discovering and inventing new methodologies mediated by information and communication technology.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63481
ISSN : 1414-0594
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

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