Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6346
Type: Dissertação
Title: Eficiência da produção técnica dos cursos de pós - graduação da UFC através de análise envoltória de dados
Authors: Pereira, Djalma Siqueira
Advisor: Benegas, Maurício
Keywords: Análise envoltória de dados (DEA);Produção científica
Issue Date: 2011
Citation: PEREIRA, Djalma Siqueira. Eficiência da produção técnica dos cursos de pós-graduação da UFC através de análise envoltória de dados. 2001. 73f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: A eficiência da produção técnica se apresenta como uma poderosa ferramenta de apoio à tomada de decisões por oferecer instrumentos de implementação de ações que asseguram aos cursos de pós-graduação uma melhor qualidade de ensino em suas unidades acadêmicas. O presente trabalho pretende analisar a eficiência da produção técnica dos cursos de pós-graduação da UFC, tendo como referência os anos de 2007, 2008 e 2009 utilizando a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis) – Análise Envoltória de Dados. Outros objetivos que nortearam este estudo são: disponibilizar informações que possam permitir incrementar ações de melhorias na metodologia da produção intelectual; entender as razões que levam alguns cursos a produzirem mais e melhor que outros de forma equacionada e crescente; eornecer subsídios para identificar onde os esforços de produção devem ser concentrados. Aplicou-se a DMU (Decision Making Units) no modelo que define uma fronteira focada nas unidades eficientes e ineficientes. Nessa aplicação foi utilizado o modelo DEA-CCR implementado pelo software DEA-Solver Pro8.0/CCR. Os dados foram extraídos do aplicativo Coleta de Dados CAPES os quais obedecem aos critérios de avaliação da produção intelectual, em que se destaca a natureza da produção bibliográfica e os conceitos da distribuição e da produção. O modelo utilizou como variáveis de insumo: Quantidade de docentes e Quantidade de discentes e como variáveis de produtos: Total de trabalhos completos; Publicações em Anais completos; Publicações em produção técnica; Projetos de pesquisa; Trabalhos de conclusão dissertações; Trabalhos de conclusão Teses; Tempo médio de titulação (meses) mestrado; Tempo médio de titulação (meses) doutorado. Os resultados apontam que a comparação entre as mais eficientes e as menos eficientes mostram que a característica básica é a utilização racional dos recursos disponíveis que veio a agregar uma maior e melhor produção. Os valores da produção dos cursos não têm relação direta com o número dos docentes ou discentes, pois não ocasionaram uma queda no valor da produção ao se observar estes valores comparativamente entre os eficientes e os ineficientes.
Abstract: The technical efficiency of production presents itself as a powerful tool to support decision making by providing tools for implementing actions that provide courses to graduate a better quality of teaching in their academic units. This work intends to analyze the technical efficiency of production of post-graduate of the UFC, with reference to the years 2007, 2008 and 2009 using DEA (Data Envelopment Analysis) - Data Envelopment Analysis. Other objectives that guided this study are: To provide information which could lead to increase actions to improve the methodology of intellectual production; Understanding the reasons why some courses to produce more and better than others so equated and growing; Provide grants to identify where efforts production should be concentrated. We applied the DMU (Decision Making Units) in the model that defines a boundary focused on efficient and inefficient units. In this application we used the DEA-CCR implemented by DEA-Solver software Pro8.0/CCR. Data were extracted from the Data Collection CAPES applications which meet the criteria for assessment of intellectual production, which highlights the nature of bibliographic production and concepts of distribution and production. The model uses as input variables: Number of Number of teachers and learners, and product variables: Total of papers; Publications in full proceedings; Publications in technical production, research projects, work completed dissertations, theses completed work; Average time of titration (months) master's mean titration (months) PhD. The results show that the comparison between the most efficient and least efficient show that the basic characteristic is the use of available resources that came to add more and better production. The production values of course have no direct relation with the number of teachers or students, because it caused a drop in production value by observing these values compared between efficient and inefficient.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6346
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_dissert_dspereira.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.