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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação das políticas institucionais voltadas à garantia da permanência dos estudantes do ensino superior da UNEMAT: Campus Alta Floresta
Autor(es): Silva, Andressa Callegari
Orientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Políticas públicas;Permanência;Ensino;Public policies;Permanence;Teaching
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Andressa Callegari. Avaliação das políticas institucionais voltadas à garantia da permanência dos estudantes do ensino superior da UNEMAT: Campus Alta Floresta. Orientadora: Maria do Socorro de Sousa Rodrigues. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar a eficácia das Políticas Institucionais voltadas à permanência dos alunos nos cursos de graduação do Campus Universitário da UNEMAT de Alta Floresta, considerando a perspectiva dos alunos de graduação matriculados no Campus entre 2017 e 2019. Políticas Públicas são programas ou ações com objetivo de assegurar o direito de cidadania para grupos da sociedade ou para um determinado segmento social. Neste sentido, Políticas de Assistência Estudantil no Ensino Superior visam garantir o acesso, a permanência e a conclusão da graduação, considerando a inclusão social, a melhoria do desempenho e da qualidade de vida do estudante. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa, tendo como procedimento de coleta e análise o estudo de caso. Sua fonte documental é a legislação vigente, cotejada por outras pesquisas do mesmo perfil. A primeira fase de recolha dos dados foi realizada em documentos no acervo da UNEMAT, seguida da aplicação de questionário junto aos estudantes. O universo da pesquisa é de 1.130 alunos matriculados, entre os anos 2017 e 2019, nos cursos de graduação, do Campus de Alta Floresta da UNEMAT, lócus da pesquisa. A amostra é do tipo não probabilística e por conveniência, calculada pela taxa de retorno dos questionários enviados. Os resultados evidenciam que as maiores dificuldades dos discentes em permanecer na graduação, são: financeiras, conciliar o trabalho com o curso e problemas psicológicos enfrentados por eles. Em relação às bolsas e auxílios existentes no Campus, os acadêmicos acreditam que o quantitativo de bolsas ofertadas, bem como o valor pago para os beneficiados, não é suficiente para suprir suas necessidades como estudantes. Alegam que falta divulgação e orientação sobre os programas de assistência aos alunos e que é necessário diminuir a burocracia nos processos de seleção. Dentre as ações de melhoria propostas por eles, apontaram a criação de um cadastro socioeconômico, feito no ato da matrícula, visando facilitar a identificação dos discentes em situação de vulnerabilidade. Outras ações seriam: implantação de um restaurante universitário, auxílio transporte e atendimento psicológico em tempo integral aos alunos. Em face aos resultados, considera-se que as ações de assistência estudantil existentes no Campus, não têm sido suficientes para atender a demanda necessária existente. Contudo, as políticas de assistência têm se mostrado eficazes na busca por assegurar o direito ao ensino superior público e de qualidade, promovendo condições de igualdade entre os alunos, apesar de intempéries circunstanciais.
Abstract: The present research aims to identify the effectiveness of Institutional Policies aimed at the permanence of students in undergraduate courses at the UNEMAT University Campus in Alta Floresta, considering the perspective of undergraduate students enrolled at the Campus between 2017 and 2019. Public Policies are programs or actions aimed at ensuring citizenship rights for groups in society or for a specific social segment. In this sense, Student Assistance Policies in Higher Education aim to guarantee access, permanence and completion of graduation, considering social inclusion, improving student performance and quality of life. It is characterized as a research of an applied nature, of an exploratory-descriptive type, with a quantitative approach, with the case study as its collection and analysis procedure. Its documentary source is the current legislation, compared with other studies of the same profile. The first phase of data collection was carried out on documents in the UNEMAT collection, followed by the application of a questionnaire to students. The research universe is 1.130 students enrolled, between the years 2017 and 2019, in undergraduate courses, at the Campus of Alta Floresta of UNEMAT, the locus of the research. The sample is non-probabilistic and for convenience, calculated by the rate of return of the questionnaires sent. The results show that the greatest difficulties for students to remain in graduation are: financial, reconciling work with the course and psychological problems faced by them.Regarding the scholarships and grants available on the Campus, academics believe that the number of scholarships offered, as well as the amount paid to beneficiaries, is not sufficient to meet their needs as students. They claim that there is a lack of publicity and guidance on student assistance programs and that it is necessary to reduce bureaucracy in the selection processes. Among the improvement actions proposed by them, they pointed to the creation of a socioeconomic register, made at the time of enrollment, in order to facilitate the identification of students in vulnerable situations. Other actions would be: implementation of a university restaurant, transportation assistance and full-time psychological assistance to students. In view of the results, it is considered that the student assistance actions existing on the Campus have not been sufficient to meet the existing necessary demand. However, assistance policies have been shown to be effective in seeking to ensure the right to public and quality higher education, promoting equal conditions among students, despite circumstantial weather.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63444
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