Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401
Title in Portuguese: Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
Other Titles: Una revisión de los indicadores de evaluación de la formación de post-grado en España
Title: A review of the evaluation indicators of post-graduate training in Spain
Author: Ferrándiz, Javier Caballero
Keywords: Avaliação educacional
Avaliação de programas
Indicadores de avaliação
Questões de avaliação
Métodos quantitativos
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Aval
Citation: FERRÁNDIZ, Javier Caballero. Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha. Revista Aval, Fortaleza, v. 5, n. 19, p. 136-159, jan./jun. 2021.
Abstract in Portuguese: Os indicadores são a espinha dorsal de uma avaliação. Tendo em conta os diferentes modelos de avaliação da formação pós-graduada em Espanha, no trabalho seguinte procede-se a uma revisão dos indicadores de avaliação segundo os seus elementos e aspectos técnicos. Para tanto, será realizada uma breve revisão teórica sobre algumas das diferentes propostas encontradas em torno da avaliação da formação pós-graduada e, de forma mais geral, sobre os métodos de avaliação com foco em processos e aqueles com foco em resultados. Posteriormente, procede-se a uma análise descritiva dos diferentes desenhos de avaliação da formação pós graduada em Espanha: tanto a ANECA, como também os Rankings Universitários e o Mestrado em Avaliação (UCM), segundo os seus diferentes elementos que os compõem.
Abstract: The indicators are the backbone of an evaluation. Taking into account the different models of evaluation of postgraduate training in Spain, in the following work a review of the evaluation indicators is carried out according to their elements and technical aspects. For this, a brief theoretical review will be made of some of the different proposals found around the evaluation of postgraduate training, and more generally the evaluation methods focused on processes and those that focus on results. Subsequently, a descriptive analysis of the different evaluation designs of postgraduate training in Spain is carried out: both the ANECA, as well as the University Rankings and the Master of Evaluation (UCM), according to their different elements that comprise it.
Abstract in Spanish: Los indicadores son la osamenta de una evaluación. Teniendo en cuenta los distintos modelos de evaluación de la formación de postgrado en España, en el siguiente trabajo se realiza una revisión de los indicadores de evaluación de acuerdo con sus elementos y aspectos técnicos. Para ello se realizará un breve repaso teórico a algunas de las diferentes propuestas halladas en torno a la evaluación de la formación de postgrado, y de forma más general a los métodos de evaluación centrados en procesos y los que se focalizan en resultados. Posteriormente se realiza un análisis descriptivo de los distintos diseños de evaluación de la formación de postgrado en España: tanto la ANECA, como los Ránkings Universitarios y el Mágister de Evaluación (UCM), de acuerdo con sus diferentes elementos que la forman.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_jcferrándiz.pdf183,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.