Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferrándiz, Javier Caballero | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T12:25:21Z | - |
dc.date.available | 2022-01-10T12:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FERRÁNDIZ, Javier Caballero. Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha. Revista Aval, Fortaleza, v. 5, n. 19, p. 136-159, jan./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-9923 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401 | - |
dc.description.abstract | The indicators are the backbone of an evaluation. Taking into account the different models of evaluation of postgraduate training in Spain, in the following work a review of the evaluation indicators is carried out according to their elements and technical aspects. For this, a brief theoretical review will be made of some of the different proposals found around the evaluation of postgraduate training, and more generally the evaluation methods focused on processes and those that focus on results. Subsequently, a descriptive analysis of the different evaluation designs of postgraduate training in Spain is carried out: both the ANECA, as well as the University Rankings and the Master of Evaluation (UCM), according to their different elements that comprise it. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Aval | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de programas | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Questões de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Métodos quantitativos | pt_BR |
dc.title | Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha | pt_BR |
dc.title.alternative | Una revisión de los indicadores de evaluación de la formación de post-grado en España | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os indicadores são a espinha dorsal de uma avaliação. Tendo em conta os diferentes modelos de avaliação da formação pós-graduada em Espanha, no trabalho seguinte procede-se a uma revisão dos indicadores de avaliação segundo os seus elementos e aspectos técnicos. Para tanto, será realizada uma breve revisão teórica sobre algumas das diferentes propostas encontradas em torno da avaliação da formação pós-graduada e, de forma mais geral, sobre os métodos de avaliação com foco em processos e aqueles com foco em resultados. Posteriormente, procede-se a uma análise descritiva dos diferentes desenhos de avaliação da formação pós graduada em Espanha: tanto a ANECA, como também os Rankings Universitários e o Mestrado em Avaliação (UCM), segundo os seus diferentes elementos que os compõem. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Los indicadores son la osamenta de una evaluación. Teniendo en cuenta los distintos modelos de evaluación de la formación de postgrado en España, en el siguiente trabajo se realiza una revisión de los indicadores de evaluación de acuerdo con sus elementos y aspectos técnicos. Para ello se realizará un breve repaso teórico a algunas de las diferentes propuestas halladas en torno a la evaluación de la formación de postgrado, y de forma más general a los métodos de evaluación centrados en procesos y los que se focalizan en resultados. Posteriormente se realiza un análisis descriptivo de los distintos diseños de evaluación de la formación de postgrado en España: tanto la ANECA, como los Ránkings Universitarios y el Mágister de Evaluación (UCM), de acuerdo con sus diferentes elementos que la forman. | pt_BR |
dc.title.en | A review of the evaluation indicators of post-graduate training in Spain | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Les indicateurs sont l'épine dorsale d'une évaluation. Compte tenu des différents modèles d'évaluation de la formation postuniversitaire en Espagne, dans le travail suivant, une revue des indicateurs d'évaluation est effectuée en fonction de leurs éléments et aspects techniques. Pour ce faire, une brève revue théorique sera menée sur quelques-unes des différentes propositions trouvées autour de l'évaluation de la formation post-graduée, et plus généralement sur les méthodes d'évaluation axées sur les processus et celles axées sur les résultats. Par la suite, une analyse descriptive des différents modèles d'évaluation de la formation postdoctorale en Espagne est réalisée : à la fois l'ANECA, ainsi que les classements universitaires et le Master of Evaluation (UCM), selon leurs différents éléments qui le composent. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_jcferrándiz.pdf | 183,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.