Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63366
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Opressão de gênero e violência de Estado na literatura brasileira contemporânea e sua abordagem no livro didático de Ensino Médio
Título en inglés: Gender oppression and state violence in contemporary brazilian literature and its approach in high school textbook
Autor : Alves, Adão Marcelo Lima Freire
Silva, Jéssica Maria Cruz
Palabras clave : Gênero;Violência;Literatura brasileira contemporânea;Livro didático
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : ALVES, Adão Marcelo Lima Freire; SILVA, Jéssica Maria Cruz. Opressão de gênero e violência de Estado na literatura brasileira contemporânea e sua abordagem no livro didático de Ensino Médio. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 167-187, abr./jun. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo analisa a maneira como o livro didático aborda a opressão de gênero e a violência na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, este trabalho selecionou como corpus o livro Novas Palavras 3º ano, de Emília Amaral et al. (2016), restringindo sua análise ao capítulo “Tendências contemporâneas da literatura brasileira”. O artigo está organizado em cinco seções. Na primeira, apresenta-se a hipótese da pesquisa. Na seção seguinte, imprime-se uma discussão sobre o conceito de gênero, tentando compreender sua manifestação nas estruturas sociais e sua representação no campo da literatura. Na terceira parte, promove-se uma reflexão sobre a presença da violência na literatura brasileira, em especial, a literatura brasileira contemporânea. Na quarta seção, concretiza-se a análise do corpus. E, na última parte, apresentam-se os resultados parciais do problema abordado. Em linhas gerais, percebeu se que os textos, particularmente os de autoria feminina, ocupam espaço marginal no livro didático. Além disso, as obras literárias que tratam da ditadura civil-militar brasileira figuram apenas no nível da referência a alguns escritores e obras. Escorado em autores como Butler (2017); Bourdieu (2012); Zolin (2005; 2010); Ginzburg (2012; 2017); Seligmann-Silva (2000); Benjamin (2012); Candido (2004), objetivou-se estabelecer uma reflexão crítica sobre o tema.
Abstract: This article analyzes the way the textbook addresses gender oppression and violence in contemporary Brazilian literature. To this end, this work selected the book Novas Palavras 3º ano as a corpus, by Emília Amaral et al. (2016), restricting its analysis to the chapter “Tendências contemporâneas da literatura brasileira”. The article is organized into five sections. In the first, the research hypothesis is presented. In the next section, a discussion about gender concept is incited, trying to understand its manifestation in social structures and its representation in the literature field. In the third part, a reflection is promoted on the violence presence in Brazilian literature, especially contemporary Brazilian literature. In the fourth section, the corpus analysis is carried out. And, in the last part, the partial results of the problem addressed are presented. In general, it was noticed that the texts, particularly those written by women, occupy a marginal space in the textbook. In addition, the literary works that deal with the Brazilian civil-military dictatorship appear only at the level of reference to some writers and works. Supported by authors such as Butler (2017); Bourdieu (2012); Zolin (2005; 2010); Ginzburg (2012; 2017); Seligmann-Silva (2000); Benjamin (2012); Candido (2004), this article aimed to establish a critical reflection on the theme.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63366
ISSN : 2596-2817
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_jmcsilvaamlfalves.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.