Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63348
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Literatura e cinema: mediação para promoção de leituras |
Título em inglês: | Literature and cinema: mediation for the promotion of reading |
Autor(es): | Gonçalves, Marina Guimarães, Ângela Jocelia Mello, Claudio Jose de Almeida |
Palavras-chave: | Mediação de leitura;Sociabilidade literária;Interfaces entre língua e literatura |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
Citação: | GONÇALVES, Marina; GUIMARÃES, Ângela Jocelia; MELLO, Cláudio Jose de Almeida. Literatura e cinema: mediação para promoção de leituras. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 53-68, abr./jun. 2021. |
Resumo: | Este artigo aborda a relevância da sociabilidade e da mediação de leitura para a promoção da leitura literária a partir da escola, com base em referenciais da concepção interacionista de linguagem e da didática do ensino como um processo social, desenvolvidos por autores como Bakhtin (2006), Volóchinov (2013) e Vygotsky (2001). O objetivo é demonstrar a pertinência de se considerar tanto os interesses literários dos estudantes como seus hábitos de interação pelas mídias sociais em uma proposta pedagógica voltada para o fomento à leitura literária, em articulação com o ensino de língua. Tal proposta é ilustrada neste artigo com um esboço de sequência didática para alunos de 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, a qual utiliza uma obra dentre as mais lidas por esse público, uma adaptação ao cinema, e ainda o uso das redes sociais livrescas Skoob e Orelha de livro. Conclui-se que a sociabilidade vislumbrada nessa proposta possui potencial para propiciar que os alunos exteriorizem seus discursos interiores, subjetividade e emoções em uma linguagem pública na interação com o outro, apropriando-se da literatura e da arte como experiência vital, como são as relações sociais autênticas, muitas vezes ausentes nas salas de aula. |
Abstract: | This article addresses the relevance of sociability and reading mediation for the promotion of literary reading from school, based on references of the interactions conception of language and didactic of teaching as a social process, developed by authors such as Bakhtin (2006), Volóchinov (2013) and Vygotsky (2001). The goal is to demonstrate the relevance of considering both students' literary interests and their social media interaction habits in a pedagogical proposal aimed at fostering literary reading, in articulation with language teaching. This proposal is illustrated in this article with an outline of a didactic sequence for students of 6th or 7th grade of elementary school, which uses one of the most widely read works by this public, a film adaptation, and the use of the social book networks Skoob and Orelha de livro. We conclude that the sociability glimpsed in this proposal has the potential to enable students to externalize their inner discourses, subjectivity and emotions in a public language in interaction with others, appropriating literature and art as a vital experience, as are authentic social relationships, often absent in the classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63348 |
ISSN: | 2596-2817 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mgonçalvesajguimarães.pdf | 952,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.