Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Benedito-
dc.contributor.authorPereira, Danglei de Castro-
dc.date.accessioned2022-01-05T19:35:37Z-
dc.date.available2022-01-05T19:35:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationANTUNES, Benedito; PEREIRA, Danglei de Castro. Apresentação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 8-14, abr./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63345-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEnsino da literaturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectTeoria Literáriapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleApresentaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs artigos publicados nesta edição de Entrelaces apresentam reflexões que consideram a literatura como um dos fatores de emancipação do leitor em formação. Sob diferentes perspectivas, destacam a importância da leitura literária, a complexidade de sua linguagem e os desafios do ensino da literatura nos dias de hoje. Ao defender a importância da literatura e seu caráter “ilustrado”, o autor de O demônio da teoria comenta que “o próprio da literatura é a análise das relações sempre particulares que reúnem as crenças, as emoções, a imaginação e a ação, o que faz com que ela encerre um saber insubstituível, circunstanciado e não resumível sobre a natureza humana, um saber de singularidades”. Orientados por essa concepção de Compagnon, que enfatiza as singularidades do saber literário, acolhemos trabalhos que refletem sobre a importância da literatura e de seu ensino colocando em primeiro plano a linguagem literária em suas diversas possibilidades e os desafios de se promover essa dimensão em sala de aula. À vista da heterogeneidade de escopos dos artigos que compõem o dossiê, procuramos agrupá-los em uma linha temática que favoreça o estabelecimento de relações entre o enfoque de cada um e o conjunto dos estudos, buscando as ressonâncias entre eles, mas respeitando suas complexidades e particularidades. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_bantunesdcpereira.pdf617,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.