Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Benedito | - |
dc.contributor.author | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T19:35:37Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T19:35:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Benedito; PEREIRA, Danglei de Castro. Apresentação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 8-14, abr./jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63345 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Ensino da literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Teoria Literária | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Apresentação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os artigos publicados nesta edição de Entrelaces apresentam reflexões que consideram a literatura como um dos fatores de emancipação do leitor em formação. Sob diferentes perspectivas, destacam a importância da leitura literária, a complexidade de sua linguagem e os desafios do ensino da literatura nos dias de hoje. Ao defender a importância da literatura e seu caráter “ilustrado”, o autor de O demônio da teoria comenta que “o próprio da literatura é a análise das relações sempre particulares que reúnem as crenças, as emoções, a imaginação e a ação, o que faz com que ela encerre um saber insubstituível, circunstanciado e não resumível sobre a natureza humana, um saber de singularidades”. Orientados por essa concepção de Compagnon, que enfatiza as singularidades do saber literário, acolhemos trabalhos que refletem sobre a importância da literatura e de seu ensino colocando em primeiro plano a linguagem literária em suas diversas possibilidades e os desafios de se promover essa dimensão em sala de aula. À vista da heterogeneidade de escopos dos artigos que compõem o dossiê, procuramos agrupá-los em uma linha temática que favoreça o estabelecimento de relações entre o enfoque de cada um e o conjunto dos estudos, buscando as ressonâncias entre eles, mas respeitando suas complexidades e particularidades. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_bantunesdcpereira.pdf | 617,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.