Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63188
Tipo: Resumo
Título: Projeto Makerspace: laboratório de produção de material instrucional audiovisual, studio & cultura digital
Autor(es): Diolino, Virna Chaves Bezerra
Freitas, Rafael Gondim
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Palavras-chave: Makerspace;Estúdio audiovisual;Espaço de cocriação;Material instrucional
Data do documento: 2021
Citação: DIOLINO, Virna Chaves Bezerra; FREITAS, Rafael Gondim; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra. Projeto Makerspace: laboratório de produção de material instrucional audiovisual, studio & cultura digital. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5157, 2021.
Resumo: Introdução: Apresenta a importância e contexto em que a cultura maker está inserida, desenvolvendo ações e materiais que busquem agregar valor na produção de material audiovisual e similares. Objetivos: Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a criação e disponibilização de material audiovisual e sonoro, visando o fortalecimento da cultura digital educacional. Metodologia: Para alcançar essa meta, é necessário muito além de um espaço físico, exige também preparação das pessoas envolvidas no projeto. Sendo assim, as atividades desenvolvidas terão como base oficinas de treinamento e qualificação em diversos âmbitos, principalmente nos fundamentos da criação de material instrucional audiovisual, como a roteirização, gravação e edição de vídeos e áudios. Também foi proposto atividades que visem à acessibilidade, como a audiodescrição e a legendagem. Resultados: Devido a Pandemia da COVID-19, notou-se uma maior adesão aos meios digitais e consequentemente uma procura maior na produção audiovisual, principalmente como forma de ensino. Dessa forma, surgiu a necessidade de espaços, oficinas e treinamentos para a realização desses novos tipos de atividades. Conclusão: O projeto Makerspace é um intento por parte da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, voltado para expansão do “faça-você-mesmo” no âmbito educacional, aliado ao mundo e cultura digital.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63188
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_res_vcbdiolino_rgfreitas_jdpbfernandes.pdf47,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.