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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Diolino, Virna Chaves Bezerra | - |
dc.contributor.author | Freitas, Rafael Gondim | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-24T03:08:07Z | - |
dc.date.available | 2021-12-24T03:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | DIOLINO, Virna Chaves Bezerra; FREITAS, Rafael Gondim; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra. Projeto Makerspace: laboratório de produção de material instrucional audiovisual, studio & cultura digital. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5157, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63188 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Makerspace | pt_BR |
dc.subject | Estúdio audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Espaço de cocriação | pt_BR |
dc.subject | Material instrucional | pt_BR |
dc.title | Projeto Makerspace: laboratório de produção de material instrucional audiovisual, studio & cultura digital | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: Apresenta a importância e contexto em que a cultura maker está inserida, desenvolvendo ações e materiais que busquem agregar valor na produção de material audiovisual e similares. Objetivos: Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a criação e disponibilização de material audiovisual e sonoro, visando o fortalecimento da cultura digital educacional. Metodologia: Para alcançar essa meta, é necessário muito além de um espaço físico, exige também preparação das pessoas envolvidas no projeto. Sendo assim, as atividades desenvolvidas terão como base oficinas de treinamento e qualificação em diversos âmbitos, principalmente nos fundamentos da criação de material instrucional audiovisual, como a roteirização, gravação e edição de vídeos e áudios. Também foi proposto atividades que visem à acessibilidade, como a audiodescrição e a legendagem. Resultados: Devido a Pandemia da COVID-19, notou-se uma maior adesão aos meios digitais e consequentemente uma procura maior na produção audiovisual, principalmente como forma de ensino. Dessa forma, surgiu a necessidade de espaços, oficinas e treinamentos para a realização desses novos tipos de atividades. Conclusão: O projeto Makerspace é um intento por parte da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, voltado para expansão do “faça-você-mesmo” no âmbito educacional, aliado ao mundo e cultura digital. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_res_vcbdiolino_rgfreitas_jdpbfernandes.pdf | 47,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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