Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Rejane Batista | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Nilce da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T14:22:03Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23T14:22:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Nilce da Silva. Conselho Escolar: avaliação de um espaço democrático em construção no município de Fortaleza. Orientadora: Rejane Batista Vasconcelos. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63175 | - |
dc.description.abstract | This study argues about the role of School Councils as a tool to encourage participation within the educational environment of Fortaleza municipality, and evaluates its contribution for the exercise of democratic autonomy in local public education institutions. The historical path’s reconstruction of democracy in Brazil is indispensable for a correct interpretation of a process that inaugurated democratic administration of schools by the Brazilian State. This research aims at determining if the mentioned democratic development is shaped within an actual configuration by means of the Schools Councils’ actuation, besides bringing to light the limits imposed on those collegiate groups that hinder successful participation for a collectively produced work which is still incipient within the educational environment. For this, it is necessary that research goes as far as accessing the educational policies’ core of Brazil’s historical context in order to identify what political, social and economic structural conditions shape the process. Starting with this configuration it will be possible to unveil instruments of democratic administration (autonomy, participation, decentralization) which were implemented for the educational public system in Fortaleza municipality; besides, it will help researchers to understand the democratization process of public education as recommended by local and national legislation. The time span for this research stretches from 2011 to 2013. For this study, bibliographic, documentary and empirical researches were carried out, including development of in place participation and deep-focused interviews. The resulting evaluations point to discrepancies among those who interpret the theorists of democracy as well as among those who resort for guidance to the current legal ordainment related to democratic administration of schools. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho Escolar | pt_BR |
dc.subject | Democratic administration | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | School Councils Participação | pt_BR |
dc.title | Conselho Escolar: avaliação de um espaço democrático em construção no município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo discute o papel do Conselho Escolar como mecanismo de participação no contexto educacional do município de Fortaleza e avalia sua contribuição para o exercício da autonomia democrática no ensino público local. A reconstituição da trajetória histórica da democracia no Brasil foi indispensável para a compreensão do processo desencadeador da democratização da gestão escolar no Estado brasileiro. Verificar se, em Fortaleza, essa democratização efetiva-se, no plano real, via a atuação do Conselho Escolar, é o propósito deste empreendimento investigativo, que visa ainda dar a conhecer os limites enfrentados por esses órgãos colegiados para dar concreção a uma cultura de participação e de trabalho coletivamente produzido, ainda incipiente nos espaços escolares. Para isso, far-se-á necessário adentrar no contexto histórico da política educacional do Brasil e identificar em que condições estruturais políticas, sociais e econômicas essa política se desenvolveu. A partir dessa configuração, será possível desvelar os mecanismos de gestão democrática (autonomia, participação, descentralização) implementada no sistema público de ensino do município de Fortaleza, assim como, compreender o processo de democratização da educação pública preconizado na legislação educacional local e nacional. O espaço temporal tomado para o estudo vai de 2011 a 2013. Para este estudo, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica, no qual foram desenvolvidas observação participante e entrevista em profundidade. As análises construídas apontam discrepância, tanto entre o que defendem os teóricos da democracia, quanto o que se encontra definido como gestão escolar democrática nos ordenamentos legais vigentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_mnsferreira.pdf | 478,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.