Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6312
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do Programa Universidade para Todos, PROUNI, no Curso de Direito na Faculdade Paraíso em Juazeiro do Norte - Ce |
Autor(es): | Feitoza, Francisca Disnê Candido |
Orientador: | Oliveira, Ivan de |
Palavras-chave: | Ensino Superior;PROUNI;Inclusão Social |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | FEITOZA, Francisca Disnê Cândido. Avaliação do programa Universidade para todos, PROUNI, no curso de direito da Faculdade Paraíso em Juazeiro - Ce. 2012. 88 f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Cariri) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012. |
Resumo: | A presente dissertação trata das políticas públicas brasileiras que dão acesso à educação superior no Brasil e que foram implantadas pelo governo federal a partir do ano de 2005 com a criação do Programa Universidade Para Todos – PROUNI, com o propósito de ações positivas de inclusão social direcionada as classes menos favorecidas da sociedade brasileira que sempre estiveram ausentes das universidades públicas. Mostra que o Programa foi implantado pelo Ministério da Educação – MEC com o propósito de inclusão socioeducativa associada à política de renúncia fiscal pela União, oferecendo bolsas de estudos integral ou parcial em instituições de ensino superior da rede privada para parcelas da população caracterizadas pela sua situação socioeconômica, étnica e cultural. O objetivo desta pesquisa foi analisar se o PROUNI vem cumprindo seu papel no que diz respeito à concessão de bolsas de estudo seja parcial ou integral, a alunos considerados carentes egressos de escolas públicas ou bolsistas de instituições privadas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi dividida em duas partes, a partir da análise de livros, artigos científicos, dissertações e teses que versam sobre a temática, como também estudos trans e/ou interdisciplinares que tratam do Programa em estudo. A segunda parte da pesquisa fundamentou-se em um estudo de caso, a partir das entrevistas feitas com alunos do Curso de Direito da Faculdade Paraíso. Esta pesquisa discorreu sobre políticas públicas de modo geral, em especial às políticas publicas na educação priorizando àquelas voltadas para o ensino superior, mostrando que a inclusão de jovens carentes neste nível da educação brasileira especificamente em IES privadas, sem nenhum custo para os mesmos, é possibilitada pelo PROUNI. Os resultados da pesquisa mostraram que a grande maioria dos beneficiários do PROUNI possui renda familiar inferior a dois salários mínimos o que inviabilizaria o acesso destes em IES privadas; deixou claro o importante papel da mídia na divulgação do programa atraindo assim os que a ele recorreram; evidenciou nas falas dos entrevistados o seu contentamento por serem beneficiários do programa, deixando claro que sem este, não estariam no curso de direito da instituição lócus da pesquisa; ressaltaram que os alunos matriculados pelo PROUNI não encontraram dificuldades em acompanhar o curso e indicaram que o MEC precisa desenvolver uma sistemática melhor de monitoramento do programa e garantir que este seja mantido e tenha seu número de vagas ampliado. |
Abstract: | This dissertation deals with the Brazilian public policies that provide access to higher education in Brazil, which were implemented by the federal government from 2005 with the creation of Programa Universidade para Todos- PROUNI for the purpose of positive actions targeted social inclusion the lower classes of Brazilian society that has always been absent from public universities. Shows that the program was implemented by the Ministry of Education - MEC for the purpose of inclusion associated with socio-political tax waiver by the Union, offering full scholarships or partial higher education institutions to the private portions of the population characterized by their situation socioeconomic, ethnic and cultural. The objective of this research was to analyze whether the PROUNI has been fulfilling its role as regards the granting of scholarships is partial or full, the students considered disadvantaged graduates from public schools or private institutions of fellows. The methodology for carrying out this research work was divided into two parts, from the analysis of books, scientific articles, dissertations and theses that deal with the theme, as well as transdisciplinary studies and / or interdisciplinary program dealing with the study. The second part of the research was based on a case study, from interviews with students from the Law Faculty Paraíso. This research spoke about public policy in general, especially to support public policies in education prioritizing those facing higher education, showing that the inclusion of disadvantaged youth at this level of education specifically in Brazilian private institutions at no cost to them, is possible by PROUNI. The survey results showed that the vast majority of beneficiaries have PROUNI family income below two minimum wages which would make access to these private institutions, has made clear the important role of media in publicizing the program thus attracting those who resorted to him; evidenced in the statements of those interviewed his delight to be beneficiaries of the program, making it clear that without this, would not be in law school of the institution locus of the research, stressed that students enrolled at PROUNI found no difficulty in following the course and indicated that the MEC must develop a better systematic monitoring of the program and ensure it is maintained and has expanded its number of vacancies. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6312 |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dissert_fdcfeitoza.pdf | 534,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.