Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63024
Type: Artigo de Periódico
Title: Demandas em saúde de escolares com e sem deficiência
Other Titles: Las demandas de salud de escolares con y sin discapacidad
Title in English: Health demands of students with and without disabilities
Authors: Silva, Gisele Mendes da
Nogueira, alita da Silva
Beserra, Gilmara de Lucena
Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano
Costa, Edmara Chaves
Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de
Keywords: Adolescente;Promoção da Saúde;Pessoas com Deficiência
Issue Date: 2020
Publisher: Research, Society and Development
Citation: SILVA, Gisele Mendes da et al. Demandas em saúde de escolares com e sem deficiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e974974650, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4650/4491. Acesso em: 15/12/2021
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivo: identificar as principais demandas em saúde de escolares com e sem deficiência. Métodos: estudo exploratório, descritivo com escolares com e sem deficiência, abordagem quantitati va. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado com questões sobre o conceito de saúde, ser saudável, curiosidades em saúde e sexualidade. Os dados foram processados com o software Epi Info. Aspectos Éticos respeitados. Resultad os: participaram 113 alunos, predominantemente do sexo feminino, entre 11 e 17 anos. Destes, 10 com deficiência, sendo oito com deficiência intelectual, um síndrome de Down e um com baixa visão. As temáticas que despertaram mais curiosidade foram: infecçõe s sexualmente transmissíveis, sexualidade e métodos contraceptivos, álcool, drogas e obesidade. Conclusão: com as demandas em saúde encontradas torna se possível auxiliar os adolescentes com e sem deficiência a intervir em suas reais necessidades.
Abstract: Purpose: to identify the main health demands of students with and without disabilities. Methods: exploratory study, descriptive with schoolchildren with and without disabilities, quantitative approach. The collection data was accomplished out through a structured questionnaire with questions about concept health, be healthy, curiosities in health and sexuality. The data were processed using the Epi Info software. Respected Ethical Aspects. Results: 113 students participated, predominantly female, between 11 and 17 years old. Of these, 10 with disabilities, eight with intellectual disabilities, one with Down syndrome and one with low vision. The themes that arouse more curiosities was: sexually transmitted infections, sexuality and contraceptive methods, alcohol, drugs and obesity. Conclusion: with the health demands found, it is possible to help adolescents with and without disabilities to intervene in their real needs.
Abstract in Spanish: Objetivo: identificar las principales demandas en salud de escolares con y sin discapacidad. Métodos: estudio exploratorio, descriptivo con escolares con y sin discapacidad, enfoque cuantitativo. La recopilación de datos fue realizada por medio de un cuestionario estructurado con preguntas sobre el concepto de salud, ser saludable, curiosidades en salud y sexualidad. Los datos fueron procesados con el software Epi Info. Aspectos Éticos respetados. Resultados: participaron 113 alumnos, predominantemente de sexo femenino, entre 11 y 17 años. De éstos, 10 con discapacidad, siendo ocho con discapacidad intelectual, un síndrome de Down y uno con baja visión. Las temáticas que despertaron más curiosidad fueron: infecciones sexualmente transmisibles, sexualidad y métodos anticonceptivos, alcohol, drogas y obesidad. Conclusión: con las demandas en salud encontradas se hace posible ayudar a los adolescentes con y sin discapacidad a intervenir en sus reales necesidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63024
ISSN: 2525 - 3409
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_gmsilva.pdf193,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.