Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62981
Type: | Dissertação |
Title: | Ensino superior em Ciências Contábeis: um estudo nas instituições privadas do município de São Luís-MA |
Authors: | Santos, Sylvio Rogério Araújo |
Advisor: | Peter, Maria da Glória Arrais |
Keywords: | Ensino superior;Contabilidade;Currículos |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | SANTOS, S. R. A. Ensino superior em Ciências Contábeis: um estudo nas instituições privadas do município de São Luís-MA. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As atividades relacionadas à profissão contábil vem ganhando mais espaço no mercado e credibilidade da sociedade, aumentando a importância da profissão. Com isso, tem sido crescente o número de faculdades de Ciências Contábeis instaladas no Brasil, caracendo uma análise se estas vem atendendo aos anseios da sociedade que exige profissionais cada vez mais capacitados e competentes. Assim, o presente trabalho trata do Ensino Superior em Ciências Contábeis nas Instituições Privadas do Município da São Luís-MA, abordando perfil de egresso dos alunos, bem como as estruturas curriculares das faculdades privadas da capital maranhense. Com isso, o objetivo geral do trabalho é analisar a adequação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior privadas de São Luís do Maranhão às competências exigidas pela sociedade para esses profissionais. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, pois foi realizada uma análise do projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica deu-se a partir da literatura relacionada à educação quanto ao ensino superior e ao curso de Ciências Contábeis, bem como aos profissionais da área. Já a pesquisa documental foi utilizada para a análise do trabalho realizado pelas instituições privadas. As instituições selecionadas para o estudo tiveram o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis pelo Ministério da Educação. Assim, foram objeto de análise a Faculdade São Luís, a Faculdade Atenas Maranhense, o Centro Universitário do Maranhão e a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, sendo avaliado os Projetos Pedagógicos e as Grades Curriculares de acordo com o perfil traçado pela sociedade. Ao final da pesquisa, percebeu-se que as instituições privadas da cidade de São Luís mantêm uma estrutura de ensino que procura adequar o perfil do profissional contábil às necessidades da sociedade. |
Abstract: | The activities related to accounting profession have been gaining more market media and credibility within society, increasing the importance of the profession. This way, the number of Colleges of Accounting is growing so fast in Brazil, and an analysis whether these characteristics has been serving the wishes of society that requires professionals trained and competent is necessary. Thus, this research deals with the Higher Education in Accounting Field in Private Institutions in the city of Sao Luis (Brazil), covering egress profile of the students and the curricular structure of private colleges. Thus, the main purpose of this study is to analyze the adequacy of current accounting science of Private Higher Education Institutions of São Luis skills required by society to these professionals. The research is characterized as qualitative since it was an analysis of the pedagogical project of the course of Accounting, through the literature and documental research. The literature review took place from the literature related to education as higher education and the course of Accounting as well as to its professionals. The documental research was used to analyze the work done by private institutions. The institutions selected for the study had the recognition of the counting Program by the Ministry of Education. So, College of Sao Luis, Atenas Maranhense College, The University Center of Maranhão, and Higher Education Unit of Don Bosco, were the object of analysis that had evaluated the pedagogical projects and also their curriculum in accordance to the profile drawn by society. At the end of the study, it was felt that private institutions of the city of Sao Luis maintains a teaching structure that seeks to match the profile of the professional accounting needs of society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62981 |
Appears in Collections: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_dis_srasantos.pdf | 651,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.