Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62930
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso de jogos didáticos na aprendizagem de biologia celular: estudo antes e depois da explicação do conteúdo teórico
Autor(es): Marques, Vitória Lara Martins
Teófilo, Francisco Breno Silva
Feitosa, Raphael Alves
Gallão, Maria Izabel
Hissa, Denise Cavalcante
Palavras-chave: Ensino de biologia;Síntese proteica;Transporte vesicular;Citoesqueleto
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Citação: MARQUES, Vitória Lara Martins et al.Uso de jogos didáticos na aprendizagem de biologia celular: estudo antes e depois da explicação do conteúdo teórico. Revista da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia, [s. l.], v. 9, n. 3, 2016.
Resumo: Considerando a importância da utilização de métodos ativos para facilitar o processo educacional, o trabalho analisou a efetividade do uso de jogos didáticos como meio de aproximação do aluno ao conteúdo teórico. A aplicação dos jogos foi realizada com estudantes do primeiro semestre dos cursos de Ciências Biológicas e de Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos jogaram antes e depois da apresentação da teoria. No total, foram utilizados cinco jogos, dos quais dois abordavam a Síntese Proteica, dois acerca do Tráfego de Vesículas e um sobre Citoesqueleto. Como resposta às práticas, os alunos responderam questionários, a partir dos quais foi possível aferir a eficácia dos jogos didáticos na aprendizagem dos conteúdos teóricos de biologia celular.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62930
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_vlmmarques.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.