Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62885
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Semiocast: o uso do Podcast como ferramenta educativa complementar no ensino superior
Título em inglês: Semiocast: the use of podcast as a complementary educational tool in higher education
Autor(es): Silva, Laís Nascimento de Melo
Gonçalves, José Erivaldo
Silva, Rosivan Sebastião da
Silva, Maria Gabrielle Moreira Santos
Souza, Vanessa Karla Santos de
Sanches, Luiz Miguel Picelli
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Educação em Enfermagem;Materiais de Ensino;Podcast;Semiologia (Medicina)
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: SILVA, Laís Nascimento de Melo et al. Semiocast: o uso do Podcast como ferramenta educativa complementar no ensino superior. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 01-13, ago. 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/60655/197500. Acesso em: 09/12/2021.
Resumo: Introdução: A implantação e implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no campo da saúde tem aumentado de maneira exponencial. Diante disso, deve-se avaliar e atualizar as ferramentas tecnológicas de educação disponíveis de modo a potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar o uso do Podcast com alunos de graduação em enfermagem através de temas relacionados à Semiologia e Semiotécnica, bem como compreender o conhecimento e a satisfação dos usuários quanto à ferramenta. Métodos: Estudo de natureza experimental, transversal, com abordagem quantitativa após uma intervenção educacional direcionada a acadêmicos de enfermagem. Para atender aos objetivos validamos o questionário “O uso e satisfação do Podcast relacionado à Semiologia e Semiotécnica pelos alunos de graduação em Enfermagem” para investigar as características sociodemográficas, perfil tecnológico e experiência com a mídia. Resultados: Evidenciam motivação e alto nível de satisfação com o Podcast como recurso educacional complementar. Verificou-se que 33,3% nunca tinham ouvido falar do uso educativo do Podcast. Majoritariamente gostariam de utilizar os Podcasts nas disciplinas de graduação (96%), pois facilita o aprendizado (92%). Conclusão: O uso do Podcast como recurso educativo complementar no ensino superior é uma alternativa viável demonstrada pelo interesse dos estudantes com o uso desta ferramenta. Do mesmo modo, é algo novo no cotidiano do público-alvo que tem se mostrado um potencial motivador para aprendizagem, assim como fornece aos professores uma opção fácil de desenvolver material complementar utilizando uma mídia de rápida disseminação atrativa aos alunos.
Abstract: Objective : To rate the use of Podcast with nursing college students through themes related to Semiology and Semiotics, as to understand knowledge and sa tisfaction of users about this tool. Methods : Experimental - nature study, transversal, with quantitative way after an educational intervention directed by nursing college students. To achieve this objective we validate the survey “Use and satisfaction of Po dcast s related to Semiology and Semiotics by nursing college students” to see socio - demographic features, technological profile and experience with this media. Results : They elucidate motivation and a high level of satisfaction with Podcast like an additio nal education resource. It was verified about 33% of the users never heard about Podcast as an educational resource. Almost all of them would like to use Podcast s at college classes (96%) because it helps them to learn better (92%). Conclusion : Use of Podcast like an additional education resource at college is a possible alternative shown by students’ satisfaction with its use. In the same way, it is a new resource at college students experience that shows a kind of potential to learning, as it gives an easy option to professores developing additional resources while they use a quick - disseminating media attractive to students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62885
ISSN: 2525-9563
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_lnmsilva.pdf228,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.