Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62881
Tipo: TCC
Título: Tecer metodologias de ensino em teatro com as matrizes africanas
Autor(es): Oliveira, Ana Karoline de
Orientador: Silva, Renata Kely da
Palavras-chave: Metodologia;Teatro;Educação
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Ana Karoline de. Tecer metodologias de ensino em teatro com as matrizes africanas. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Acreditar na possibilidade da construção de novas metodologias do ensino em teatro é algo a ser debatido permanentemente nas instituições de ensino. Assim, Desde a monitoria na disciplina de História do Teatro, onde faço as primeiras leituras das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, à experiência em escolas da rede pública no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a pergunta me parecia ser a mesma: é possível ensinar teatro através de uma metodologia afrocentrada em sala de aula? Nesse sentido, o presente artigo buscará apontar reflexões sobre tal questionamento elencando pontos como o racismo estrutural no Brasil, seus desdobramentos na educação, como experiências educacionais florescem nesse caminho com o Teatro Experimental do Negro e como foi a tentativa de colocar esses pontos em prática com estudantes da Residência Pedagógica em Teatro. Tornando-se então o início de minha caminhada na educação brasileira, com os seus desafios e as suas novas potencialidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62881
Aparece nas coleções:TEATRO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_akoliveira.pdf249,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.