Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62858
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O lazer na educação física escolar como possibilidade para a formação humana de alunos da prefeitura de Fortaleza
Título em inglês: Leisure in school physical education as a possibility for the human training of students of the municipality of Fortaleza
Autor(es): Cunha, Halisson Mota
Peixoto, Ronny Barroso
Nascimento, Romilla Menezes
Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Escola;Educação física;Lazer;School;Physical education;Leisure
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Brazilian Journal of Development
Citação: CUNHA, Halisson Mota et al. O lazer na educação física escolar como possibilidade para a formação humana de alunos da prefeitura de Fortaleza. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 26077-26086, maio 2020.
Resumo: Em nossa sociedade tem ocorrido constantes debates em relação ao lazer e educação, onde inúmeros conceitos são abordados em diferentes perspectivas. Aqui apresentamos o Lazer como uma dimensão cultural onde ele perpassa as relações e espações sociais considerando sua potencialidade educativa em estimular valores humanos nas inúmeras relações subjetivas estabelecidas pelos sujeitos. Este artigo pretende contribuir para o processo de reflexão desta temática, utilizando a Educação Física escolar como possibilidade potente em desenvolver práticas de Lazer que contribuam para a formação dos alunos. Foi realizado um estudo de caso, utilizamos o enfoque qualitativo, onde este tipo de pesquisa permite dialogar com os dados obtidos com a literatura atual e realidade local. A amostra desta pesquisa foram20 alunos. Foi analisado o conteúdo dos questionários por meio da técnica sugerida por Bardin (2006). Foi notado o protagonismo juvenil dos alunos na tomada de atitudes dentro da prática Observamos práticas cooperativas entre os alunos nas relações desenvolvidas durante a experimentação do Lazer. A disciplina da Educação Física pode motivar a efetivação das relações corporais axiológicas por meio desta temática, fazendo seu conteúdo de aula ter sentido em sua realidade. Esta ação possibilitou a descoberta de mundos possíveis.
Abstract: In our society there have been constant debates regarding leisure and education, where countless concepts are approached from different perspectives. Here we present Leisure as a cultural dimension where it permeates social relationships and spheres considering its educational potential in stimulating human values in the numerous subjective relationships established by the subjects. This article aims to contribute to the reflection process of this theme, using school Physical Education as a powerful possibility in developing Leisure practices that contribute to the training of students. A case study was carried out, we use the qualitative approach, where this type of research allows dialogue with the data obtained with the current literature and local reality. The sample of this research was 20 students. The content of the questionnaires was analyzed using the technique suggested by Bardin (2006). It was noted the students' youth role in taking actions within the practice. We observe cooperative practices among students in the relationships developed during the Leisure experiment. The discipline of Physical Education can motivate the realization of axiological bodily relations through this theme, making its class content make sense in its reality. This action enabled the discovery of possible worlds.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62858
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_hmcunha.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.