Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar
Título em inglês: The soccer as a tool for social and school inclusion
Autor(es): Balzano, Otávio Nogueira
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Silva, Gilberto Ferreira da
Munsberg, João Alberto Steffen
Palavras-chave: Futebol;Ferramenta;Inclusão social;Inclusão escolar;Soccer;Tool;Social inclusion;School inclusion;Fútbol;Herramienta;Inclusión social;Inclusión escolar
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Pensar a Prática
Citação: BALZANO, Otávio Nogueira et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019.
Resumo: O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando aincluir atletas negros e de classes populares nestaescola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na esco-la, e o habitusadquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo deinclusão social e escolar de jovens
Abstract: The Social Sport Project was developed in a school in Porto Alegre aiming to include black and popular class athletes in school. The objective was to verify if the soccer can be a tool of social and scholastic inclusion. It was a participatory qualitative and observational research. The fact that students play soccer facilitated theiracceptance in school, and the habitusac-quired in the sport made them safer and more mature to deal with everyday difficulties. Final-ly, it is concluded that football, as well as sport in general, is a powerful tool in the process of social inclusion and schooling of young people
Resumen: El Proyecto Deporte Social fue desarrollado en una escuela de Porto Alegre para incluir a atletas negros y de clases populares en la escuela. Se objetivó verificar si el fútbol puede ser una herramienta de inclusión social y escolar. Fue una investigación cualitativa y observacio-nal participativa. El hecho de que los alumnos jugar fútbol facilitó su aceptación en la escuela, y el "habitus" adquirido en el deporte les hizo más seguros y maduros para lidiar con las dificultades cotidianas. Por último, se concluye que el fútbol, así como el deporte en general, constituye una herramienta poderosa en el proceso de inclusión social y escolar de jóvenes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_onbalzano.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.