Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balzano, Otávio Nogueira | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula | - |
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Munsberg, João Alberto Steffen | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T18:36:23Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T18:36:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BALZANO, Otávio Nogueira et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794 | - |
dc.description.abstract | The Social Sport Project was developed in a school in Porto Alegre aiming to include black and popular class athletes in school. The objective was to verify if the soccer can be a tool of social and scholastic inclusion. It was a participatory qualitative and observational research. The fact that students play soccer facilitated theiracceptance in school, and the habitusac-quired in the sport made them safer and more mature to deal with everyday difficulties. Final-ly, it is concluded that football, as well as sport in general, is a powerful tool in the process of social inclusion and schooling of young people | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pensar a Prática | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Soccer | pt_BR |
dc.subject | Tool | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Fútbol | pt_BR |
dc.subject | Herramienta | pt_BR |
dc.subject | Inclusión social | pt_BR |
dc.subject | Inclusión escolar | pt_BR |
dc.title | O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando aincluir atletas negros e de classes populares nestaescola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na esco-la, e o habitusadquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo deinclusão social e escolar de jovens | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El Proyecto Deporte Social fue desarrollado en una escuela de Porto Alegre para incluir a atletas negros y de clases populares en la escuela. Se objetivó verificar si el fútbol puede ser una herramienta de inclusión social y escolar. Fue una investigación cualitativa y observacio-nal participativa. El hecho de que los alumnos jugar fútbol facilitó su aceptación en la escuela, y el "habitus" adquirido en el deporte les hizo más seguros y maduros para lidiar con las dificultades cotidianas. Por último, se concluye que el fútbol, así como el deporte en general, constituye una herramienta poderosa en el proceso de inclusión social y escolar de jóvenes. | pt_BR |
dc.title.en | The soccer as a tool for social and school inclusion | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_onbalzano.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.