Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBalzano, Otávio Nogueira-
dc.contributor.authorRodrigues, Abraham Lincoln de Paula-
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorMunsberg, João Alberto Steffen-
dc.date.accessioned2021-12-07T18:36:23Z-
dc.date.available2021-12-07T18:36:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBALZANO, Otávio Nogueira et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62794-
dc.description.abstractThe Social Sport Project was developed in a school in Porto Alegre aiming to include black and popular class athletes in school. The objective was to verify if the soccer can be a tool of social and scholastic inclusion. It was a participatory qualitative and observational research. The fact that students play soccer facilitated theiracceptance in school, and the habitusac-quired in the sport made them safer and more mature to deal with everyday difficulties. Final-ly, it is concluded that football, as well as sport in general, is a powerful tool in the process of social inclusion and schooling of young peoplept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPensar a Práticapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectToolpt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectFútbolpt_BR
dc.subjectHerramientapt_BR
dc.subjectInclusión socialpt_BR
dc.subjectInclusión escolarpt_BR
dc.titleO futebol como ferramenta de inclusão social e escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando aincluir atletas negros e de classes populares nestaescola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na esco-la, e o habitusadquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo deinclusão social e escolar de jovenspt_BR
dc.description.abstract-esEl Proyecto Deporte Social fue desarrollado en una escuela de Porto Alegre para incluir a atletas negros y de clases populares en la escuela. Se objetivó verificar si el fútbol puede ser una herramienta de inclusión social y escolar. Fue una investigación cualitativa y observacio-nal participativa. El hecho de que los alumnos jugar fútbol facilitó su aceptación en la escuela, y el "habitus" adquirido en el deporte les hizo más seguros y maduros para lidiar con las dificultades cotidianas. Por último, se concluye que el fútbol, así como el deporte en general, constituye una herramienta poderosa en el proceso de inclusión social y escolar de jóvenes.pt_BR
dc.title.enThe soccer as a tool for social and school inclusionpt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_onbalzano.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.