Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62790
Type: TCC
Title: Estratégias de marketing: um estudo de caso no setor solar fotovoltaico em meio à crise da pandemia da COVID-19
Authors: Vidal Junior, Jose Teixeira
Advisor: Almeida, Ana Fabíola Leite
Keywords: Estratégias de marketing;Pandemia;Mercado;Energia solar fotovoltaica;Marketing strategies;Pandemic;Market;Photovoltaic solar energy
Issue Date: 2021
Citation: VIDAL JUNIOR, Jose Teixeira. Estratégias de marketing: um estudo de caso no setor solar fotovoltaico em meio à crise da pandemia da COVID-19. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o surgimento do novo coronavírus no ano de 2019, o mundo passou por uma crise epidemiológica. A COVID-19 é uma doença que possui um índice de propagação elevado e causou milhões de mortes. A pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil em fevereiro de 2020 e se espalhou rapidamente, alcançando a maioria dos estados em menos de um mês. Essa pandemia não causou apenas uma crise no sistema de saúde brasileiro, como também na economia. O mercado de geração distribuída, mais especificamente no setor solar fotovoltaico, passou por diversas dificuldades em 2020. Um dos motivos é o fato de ele ser um mercado que necessita de vendas diretas através de apresentação de propostas comerciais. As empresas desse mercado foram afetadas pelos efeitos da pandemia e para superar essas dificuldades uma alternativa foi elaborar e aplicar estratégias de marketing para melhorar as vendas e sobreviver à crise. Para o presente trabalho foi realizado um estudo de caso analisando conceitos sobre marketing, mostrando a proposta de valor do mercado de energia solar fotovoltaica e analisando os resultados das estratégias de marketing da empresa estudada, fazendo um comparativo entre os anos de 2019 e 2020. Nos resultados, foi mostrado que, em 2020, a pandemia afetou negativamente o mercado de energia solar, mas o uso de estratégias de marketing eficazes pôde melhorar a situação de crise.
Abstract: With the emergence of the new coronavirus in 2019, the world went through an epidemiological crisis. COVID-19 was a disease that had a high rate of spread and caused millions of deaths. The new coronavirus pandemic arrived in Brazil in February 2020 and spread rapidly, reaching most states in less than a month. This pandemic not only caused a crisis in the Brazilian health system, but also in the economy. The distributed generation market, more specifically in the solar photovoltaic sector, went through several difficulties in 2020. One of the reasons is the fact that it is a market that needs direct sales through the presentation of commercial proposals. Among those affected in this market by the effects of the pandemic, one of them was the company Ergos PAE and to overcome this year's difficulties it needed to develop and apply marketing strategies to improve sales and survive the crisis. For the present work, a case study was carried out, reviewing concepts about marketing, showing the value offer for the photovoltaic solar energy market and analyzing the results of the company's marketing strategies, making a comparison between the years 2019 and 2020. In the results, it was shown that, in 2020, the pandemic negatively affected the solar energy market, but the use of effective marketing strategies could improve the crisis situation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62790
Appears in Collections:COVID-19 - Trabalhos relacionados
ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_jtvidaljunior.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.