Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62772
Tipo: Dissertação
Título : Estudo comportamental farmacológico do possível efeito analgésico da vigabatrinna (gama-vinyl-gaba) em dor neuropática crônica experimental
Autor : Alves, Nilza Dutra
Tutor: Costa , Carlos Maurício de Castro
Palabras clave : Dor Crônica;Vigabatrina;Ácido gama-Aminobutírico
Fecha de publicación : 1997
Citación : ALVES, Nilza Dutra. Estudo comportamental farmacológico do possível efeito analgésico da vigabatrinna (gama-vinyl-gaba) em dor neuropática crônica experimental. 91 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62772. Acesso em: 07/12/2021.
Resumen en portugués brasileño: A dor envolve sensações físicas e psíquicas, e por ter um envolvimento psíquico torna-se difícil defini-la e tratá-la. A International Association for the Study of Pain (IASP, 1983) definiu dor como “urna experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual presente ou em po tencial, que é descrita como uma injúria Porém a maioria dos pacientes define dor como uma sensação desagradável que nem sempre está associada a uma injúria tecidual, mas muitas vezes a um problema psíquico, não havendo como diferenciar uma sensação dolorosa com lesão tecidual de uma sensação dolorosa de ordem psíquica (LINPTON, 1991). Por todas essas questões nós nos vemos diante de uma subjetividade grande em relação a sensação dolorosa e isso dificulta grandemente a quantificação da mesma e do efeito adequado das drogas analgésicas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62772
Aparece en las colecciones: DFIFA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1997_dis_ndalves.pdf6,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.