Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62667
Type: | Dissertação |
Title: | Narrativas de mulheres atendidas em avaliação terapêutica: uma análise feminista |
Title in English: | Narratives of women attended in therapeutic assessment: a feminist analysis |
Authors: | Targino, Rebeca de Moura |
Advisor: | Cardoso, Lucila Moraes |
Keywords: | Psicologia Sócio-Histórica;Materialismo Histórico-Dialético;Avaliação terapêutica;Relações sociais de sexo;Feminismo;Socio-Historical psychology;Dialectical-Historical Materialism;Therapeutice evaluation;Social sex relations;Feminism |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | TARGINO, Rebeca de Moura. Narrativas de mulheres atendidas em avaliação terapêutica: uma análise feminista. Orientadora: Lucila Moraes Cardoso. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Considerando-se a subjetivação como um processo em contínua articulação com as determinações históricas e sociais consonantes com o modo de produção capitalista patriarcal, este estudo objetivou analisar, a partir da perspectiva feminista, fenômenos expressos nas narrativas de mulheres atendidas em processos de Avaliação Terapêutica (AT). Caracterizada como um processo interventivo, colaborativo e semiestruturado, a AT se situa neste trabalho como um espaço profícuo à elaboração de narrativas que se produzem por meio das relações sociais, ganhando ênfase, para fins analíticos, as ressonâncias correspondentes às relações sociais de sexo. Em conformidade com a perspectiva teórica adotada, a saber, a Psicologia Sócio-Histórica, propõe-se uma metodologia alinhada ao materialismo histórico-dialético, definido como um método de compreensão sobre a realidade que enxerga a existência dos seres humanos dentro de um contexto histórico e de acordo com as relações materiais existentes. Realizou-se análise do material audiovisual correspondente a quatro processos de AT, sendo um deles conduzido com uma professora aposentada e os demais relativos a docentes em exercício da profissão. O procedimento de organização e análise de dados foi desenvolvido a partir de três etapas, iniciadas pela observação flutuante do material, seguida da construção dos núcleos de significação, culminando no processo analítico dos mesmos. Como resultados, apresentam-se quatro eixos centrais, sendo eles, Trabalho: O lugar da mulher docente; Divisão sexual do trabalho ou “Dar o que não se tem”; Controle e Objetificação do corpo feminino; Relações (de poder) afetivas. Tais eixos foram construídos a partir da aproximação dos diferentes núcleos de significação extraídos dos quatro processos de AT, configurando-se como um processo que caminhou do campo empírico para o interpretativo. A discussão dos eixos foi desenvolvida tomando-se como fio condutor a compreensão das determinações históricas e sociais das relações de gênero, situadas como estruturantes do processo de subjetivação. Salienta-se o desenvolvimento deste estudo como uma possibilidade de contribuição a duas grandes áreas, a saber, a Psicologia Social e a Avaliação Psicológica, destacando-se a potencialidade em articulá-las com vistas à ampliação de seus respectivos saberes. |
Abstract: | Considering subjectivation as a process in continuous articulation with historical and social determinations consonant with the patriarchal capitalist mode of production, this study aimed to analyze, from a feminist perspective, phenomena expressed in the narratives of women assisted in Therapeutic Assessment processes (TA). Characterized as an interventional, collaborative and semi-structured process, TA is situated in this work as a useful space for the elaboration of narratives that are produced through social relations, with emphasis, for analytical purposes, on the resonances corresponding to social relations of sex. In accordance with the theoretical perspective adopted, namely, Socio-Historical Psychology, a methodology is proposed in line with historical-dialectical materialism, defined as a method of understanding reality that sees the existence of human beings within a historical context and in accordance with existing material relationships. An analysis was carried out of the audiovisual material corresponding to four TA processes, one of which was conducted with a retired teacher and the others related to teachers in the profession. The procedure for organizing and analyzing data was developed from three stages, starting with the floating observation of the material, followed by the construction of meaning cores, culminating in their analytical process. As a result, four central axes are presented, namely, Work: The place of the female teacher; Sexual division of work or “Giving what you don't have”; Control and Objectification of the female body; Affective (power) relationships. Such axes were built from the approximation of the different meaning cores extracted from the four TA processes, configuring themselves as a process that moved from the empirical to the interpretive field. The discussion of the axes was developed taking as a guideline the understanding of the historical and social determinations of gender relations, situated as structuring of the subjectivation process. The development of this study is highlighted as a possibility of contribution to two major areas, namely, Social Psychology and Psychological Assessment, highlighting the potential to articulate them with a view to expanding their respective knowledge. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62667 |
Appears in Collections: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_rmtargino.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.