Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62654
Tipo: Dissertação
Título: Alinhamento entre a estratégia de negócio e a estratégia de operações na indústria do setor metalúrgico
Autor(es): Teixeira, Francisco Gomes
Orientador: Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Alinhamento estratégico;Operações;Negócio
Data do documento: 2010
Citação: TEIXEIRA, F. G. Alinhamento entre a estratégia de negócio e a estratégia de operações na indústria do setor metalúrgico. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: As constantes mudanças no perfil dos consumidores fizeram com que as empresas alterassem sua forma de administrar buscando modelos mais ousados que forneçam subsídios para conquistar as preferências dos consumidores e, sobre tudo, sua fidelização. Ante tal situação, desenvolveu-se esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em duas empresas do setor metalúrgico, localizadas em Fortaleza-CE, no intuito de entender os problemas ensejados pelo alinhamento estratégico entre as estratégias de negócio e a estratégia de operações. A pesquisa foi desenvolvida com o propósito de atender seus objetivos específicos e gerais, sendo necessário estudar, analisar e verificar o alinhamento estratégico expresso na literatura para propor melhorias no alinhamento estratégico entre o negócio e as operações nas empresas estudadas. Por meio de questionários, documentos e entrevistas feitas a profissionais das empresas empreendeu-se um estudo múltiplo de caso nas duas empresas. A primeira foi fundada em 1985 e tem foco em tecnologia e inovação, desenvolvendo soluções inteligentes e confiáveis para segurança de equipamento eletroeletrônico. A segunda, há mais de 40 anos de atividades no mercado,fundada em 1967, é especializada na fabricação de medidores eletrônicos de energia e água. De acordo com estas abordagens, constatou-se o posicionamento destas organizações, empresas em função dos estudos realizados sobre o alinhamento estratégico existentes ali levado a efeito.
Abstract: The constant changing in the consumers´ profile has made companies modify their way of managing, therefore seeking bolder designs that provide subsidies to get consumers´ preferences and, above all, their loyalty. Facing this situation, it was developed a qualitative research, of exploratory character, in two companies from the metallurgical sector, located in Fortaleza-CE, in order to understand the problems provided by the strategic alignment between business and operations strategies. The research was developed with the purpose of meeting its specific and general goals, being necessary to study, analyze and verify the strategic alignment expressed in the literature, suggesting improvements in the strategic alignment between business and operations in those companies. A multiple case study was undertaken in both companies through questionnaires, documents and interviews with business professionals. The first company was founded in 1985. It´s focused on technology and innovation, developing intelligent and reliable solutions for the security of electronic devices. The second one, more than 40 years of business activities, was founded in 1967. It is specialized in manufacturing electronic energy and water meters. According to these approaches, the positioning of these organizations was established, regarding the studies undergone on the existing strategic alignment accomplished there.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62654
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_fgteixeira.PDF1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.