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dc.contributor.advisorMoreira, Maria Ednilza Oliveira-
dc.contributor.authorAraújo, Lenilúcia Bilhar-
dc.date.accessioned2021-12-02T13:32:09Z-
dc.date.available2021-12-02T13:32:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lenilúcia Bilhar. Da carta pessoal ao e-mail: uma proposta de retextualização para o ano final do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos. Orientadora: Maria Ednilza Oliveira Moreira. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62653-
dc.description.abstractOur current society is inserted in a context that reflects the importance of the use of digital media in interaction practices. Considering this assumption, it is the school's role to assume the part of mediator in this interaction endorsing students' access to the universe of texts that circulate socially in the virtual sphere, teaching them to interpret and produce them. To accomplish that, this paper aims to develop the reading and writing skills through the process of retextualization of personal letters, considering their compositional structure and the interactive use required by both genres, by final year students of the second segment of Youth and Adult Education – EJA. This paper is an attempt to find and analyze the need of EJA students regarding the lack of access to digital media and, at the same time, to provide them with a form of functional learning in the use of e-mails, aiming to contribute fulfill a contemporary social practice, also envisioning professional practice. For the apprehension of the letter and e-mail genres, mediated by retextualization, activities based on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) were applied, which appear in the form of a Didactic Book to help the EJA teacher who needs to appropriate a teaching /learning oriented by the guidelines of the PCN (1998) and BNCC (2017). It is worth mentioning that the present proposal uses the summary as a didactic resource in the work with retextualization. This theoretical context is supported by Moreira (2008) and Machado’s (2010) research; on gender, the theoretical contribution comes from Bakhtin (1992, 1997, 2003, 2016) and Bronckart (1999, 2008); regarding the personal letter, there is the support of Pessoa (2002), Zanotto (2005), Menezes (2005). To address the email genre, the research focuses mainly on the studies of Todorov (1990), Marcuschi (2004; 2010), Coscarelli (2009). In order to deal with retextualization, we use the conceptions of Marcuschi (2001; 2010). Then, we are inspired by the ideas of Dell'Isola (2007), which focused on the retextualization in a didactic way, in the classroom. Another important contribution comes from Matencio (2003) and Dikson (2019). Through this paper, we look forward that significant outcomes will be achieved, especially in the development of students' reading and written production skills, acting on the improvement of textual competence, particularly in the transformative capacity that, according to Charrolles (1979) through Travaglia (1997) and reproduced by Moreira (2008), it resembles from the ability to transform a text into another, focusing to what is necessary to keep it original and avoiding what is superfluous and can be eliminated without prejudice to the original text, maintaining the same meaning in the final text. Thus, the experience with retextualization allows to favor a strategy of productive use in the practice of interaction through texts, including considering the ability to summarize.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectCarta pessoalpt_BR
dc.subjectE-mailpt_BR
dc.subjectResumopt_BR
dc.titleDa carta pessoal ao e-mail: uma proposta de retextualização para o ano final do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociedade atual está inserida em um contexto que reflete a importância dos usos dos meios digitais nas práticas de interação. Diante desse fato, é função da escola atuar como mediadora nesse processo, viabilizando o acesso dos alunos ao universo de textos que circulam na esfera virtual, ensinando-os a interpretá-los e a produzi-los. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver a habilidade para a leitura e para a produção escrita de e-mails através da retextualização de cartas pessoais, considerando a estrutura composicional destas e o uso interativo requerido pelos dois gêneros, por alunos do ano final do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O trabalho é uma tentativa de suprir a necessidade dos alunos da EJA no que diz respeito à carência de acesso aos meios digitais e, ao mesmo tempo, de proporcioná-los uma forma de aprendizagem funcional do uso de e-mails, visando contribuir para cumprir uma prática social contemporânea, vislumbrando também a prática profissional. Para a apreensão dos gêneros carta e e-mail, mediados pela retextualização, foram aplicadas atividades baseadas na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que figuram em forma de um Caderno Didático, para auxiliar o docente da EJA que precisa apropriar-se de um ensino/aprendizagem pautado nos PCN (1998) e na BNCC (2017). Convém ressaltar que a presente proposta faz uso do resumo como recurso didático no trabalho com a retextualização. Nesse âmbito, auxiliam as pesquisas de Moreira (2008) e Machado (2010); sobre gênero, o aporte teórico vem de Bakhtin (1992, 1997, 2003, 2016) e de Bronckart (1999, 2008); no tocante à carta pessoal, há o apoio de Pessoa (2002), Zanotto (2005) e Menezes (2005); Para abordar o gênero e-mail, a pesquisa volta-se, sobretudo, para os estudos de Todorov (1990), Marcuschi (2004; 2010) e Coscarelli (2009). A fim de tratar de retextualização, faz-se uso inicialmente das concepções de Marcuschi (2001; 2010), depois tem-se inspiração nas ideias de Dell’Isola (2007), por focalizar a retextualização de forma didática, em sala de aula, e mais contribuições importantes provêm de Matencio (2003) e de Dikson (2019). Espera-se, com este trabalho, alcançar resultados significativos, sobretudo no desenvolvimento da habilidade de leitura e produção escrita dos alunos, atuando no aprimoramento da competência textual, particularmente na capacidade transformativa que, conforme Charrolles (1979) através de Travaglia (1997) e reproduzido por Moreira (2008), decorre da capacidade de transformar um texto em outro, atentando para o que é necessário manter do original e evitando o que é supérfluo, conservando o mesmo sentido no texto final. A experiência com a retextualização permite favorecer uma estratégia de uso produtivo na interação por meio de textos, levando em conta inclusive a habilidade de resumir.pt_BR
dc.title.enFrom personal letter to email: a proposal for retextualization for the final year of the second segment of Youth and Adult Educationpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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