Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62622
Tipo: Resumo
Título: Com a palavra, a professora: a história de vida como ferramenta de formação de docentes no ensino para surdos (Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza
Autor(es): Oliveira, Gisliane Sousa
Carmo, Lylia Lúcia Silva do
Santos, Maria Vilany de Abreu dos
Lopes, Ligiane de Castro
Peixoto, Renata Castelo
Palavras-chave: Professores - Educação (Educação permanente);Educação de pessoas com deficiência auditiva;Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino;Língua portuguesa - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Gisliane Sousa; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; SANTOS, Maria Vilany de Abreu dos; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. Com a palavra, a professora: a história de vida como ferramenta de formação de docentes no ensino para surdos (Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A experiência que será descrita neste trabalho faz parte do projeto de extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que mediante a necessidade de reflexão sobre as práticas em sala de aula e as particularidades do ensino bilíngue (Português/Libras) para surdos, visa contribuir com a docência no ensino de português como segunda língua. O projeto que tem encontros semanais na Universidade Federal do Ceará trabalha em quatro eixos: estudo e fundamentação teórica de temáticas que envolvem ensino e surdez; reflexão sobre as experiências com a surdez; reflexão sobre a prática de ensino de escrita e leitura; e por fim, a partir dos estudos e das reflexões dos eixos anteriores, elaboração, em conjunto, de propostas de aula que incorporem novos aspectos didáticos e otimizem aspectos positivos que já apareciam nas práticas anteriormente observadas. O projeto é desenvolvido com treze professoras de escolas bilíngues de Fortaleza: Filippo Smaldone, Francisco Suderland Bastos Mota e o Instituto Cearense de Educação de Surdos. O trabalho aqui apresentado está inserido no segundo eixo, no qual fizemos uso da metodologia de história de vida como ferramenta de investigação e formação. As temáticas que direcionam as atividades voltadas para as histórias de vida acompanham as temáticas dos estudos. Estão sendo desenvolvidas entrevistas individuais, relatos da história de vida em grupo e atividades que utilizam estratégias para que as narrativas se apoiem em outros elementos, como desenhos, por exemplo. Três oficinas já aconteceram no decorrer do projeto. Além de convidar a autorreflexão, a metodologia supracitada provoca fortalecimento de vínculos e exercício de empatia, criando um ambiente mais apto a discussões sobre as suas práticas pedagógicas, facilitando o desenvolvimento do grupo operativo através da troca de experiências.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62622
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gsoliveira.pdf45,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.