Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62619
Tipo: Resumo
Título: Fotografia tátil como ferramenta de inclusão social de deficientes visuais, experiência com exposição para alunos cegos
Autor(es): Calvet, Lya Brasil
Fernandes, Luana Barros
Roldan, Ana Carolina de Azevedo Salas
Carvalho, Denise Moreira
Vieira, Roberto Cesar Cavalcante
Palavras-chave: Pessoas com deficiência visual - Inclusão;Fotografia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CALVET, Lya Brasil; FERNANDES, Luana Barros; ROLDAN, Ana Carolina de Azevedo Salas; CARVALHO, Denise Moreira; VIEIRA, Roberto Cesar Cavalcante. Fotografia tátil como ferramenta de inclusão social de deficientes visuais, experiência com exposição para alunos cegos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto Fotografia Tátil visa a inclusão de deficientes visuais pela apreciação da fotografia como arte. O presente trabalho tem como mote analisar as experiências obtidas através de vivência com alunos cegos da escola de ensino infantil e fundamental Profª Mirtes Holanda em Pacatuba. De início, durante a exposição das peças na escola observou-se uma diferença entre os modelos táteis presentes na didática com os alunos e os modelos produzidos pelo projeto: enquanto os primeiros voltavam-se para o aspecto figurativo, muitas vezes consistindo em simplificações tridimensionais de objetos, as peças fabricadas digitalmente traduzem aspectos abstratos ao alcance do deficiente – como luz, sombra e profundidade. Com a visita à escola, foi gerada a expectativa de pesquisar e elaborar novos métodos de fabricação digital, a fim de otimizar a experiência tátil com as peças e possibilitar melhor entendimento por parte do receptor. No que diz respeito às oficinas, a fotografia como arte pode gerar uma perspectiva impactante, uma vez que o deficiente visual não sente o mundo da maneira usual – mais propenso, no cotidiano, a se ater a questões como textura, temperatura ou volume. Acredita-se que esse tipo de iniciativa tem o potencial de abrir portas para uma abordagem mais inclusiva da arte em diversos âmbitos. Em síntese, o projeto de fotografia busca usar as novas tecnologias de representação e fabricação, de forma a incluir a pessoa com deficiência visual tanto na confecção de fotografias por meio de oficinas, quanto no final do processo, na apreciação de peças táteis. Assim, é dada a oportunidade de a fotografia enquanto arte ser apreciada também por pessoas cegas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62619
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lbcalvet.pdf44,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.