Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Giovanna Monique Pereira-
dc.contributor.authorCunha, Adrielle-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Antônio Éder Enzo-
dc.contributor.authorGomes, Italo Martins de Mendonça-
dc.contributor.authorFreitas, Rayane Nobre de-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2021-11-30T19:01:16Z-
dc.date.available2021-11-30T19:01:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleAtividades psicomotoras: relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gmpfeitosa.pdf45,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.