Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNepomuceno, Léo Barbosa-
dc.contributor.authorCavalcante, Jon Anderson Machado-
dc.contributor.authorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorSanches Neto, Luiz-
dc.date.accessioned2021-11-26T17:37:27Z-
dc.date.available2021-11-26T17:37:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, Léo Barbosa, et al. Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em educação física: reflexões teórico-metodológicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-13, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62530-
dc.description.abstractThe objective of this theoretical-methodological reflection is to analyze the culture circle as a methodological component of qualitative research in physical education. We have delimited the culture circle stages, its objectives and connections to the pedagogical perspective of Paulo Freire. We carried out literature review in the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Virtual Health Library (BVS), and Redalyc databases. Then, we emphasize the participative, dialogical and problematizing character of this methodological reference, focusing on its ethical and political dimension. Its userequires flexibility and reflexivity in face of the participatory-dialogical character of the investigationspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPensar a Práticapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectParticipant researchpt_BR
dc.titleCírculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em educação física: reflexões teórico-metodológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online(Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigaçõespt_BR
dc.title.enCulture circle as a qualitative component of research in physical education: theoretical-methodological reflectionspt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lbnepomuceno.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.