Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62519
Tipo: | TCC |
Título : | Poema animal: o uso do cordel como método avaliativo no ensino de zoologia |
Autor : | Barbosa, Tainnara Freitas |
Tutor: | Gallão, Maria Izabel |
Palabras clave : | Cordel;Avaliação;Zoologia;Ensino de biologia |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | BARBOSA, Tainnara Freitas. Poema animal: o uso do cordel como método avaliativo no ensino de zoologia. 2018. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | A literatura de cordel é uma forma de manifestação bastante enraizada na cultura nordestina, sendo identificada por possuir poemas que são compostos por rimas e é culturalmente conhecido como poema cantado. Perante a escassez e à dificuldade de novos métodos de ensino na sala de aula, principalmente em temas relacionados a zoologia foi aplicado um cordel no 9º ano do Ensino Fundamental e no 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza/CE com o intuito de avaliar o aprendizado dos alunos, ao todo 40 alunos, perante os temas repassados, através da literatura de cordel. O poema foi utilizado como um novo método avaliativo ensinando temas de zoologia para os estudantes ao mesmo tempo em que introduz esse texto popular em sala de aula. O objetivo foi apresentar uma nova avaliação como alternativa para reduzir essas dificuldades de aprendizado em algumas disciplinas relacionadas com a biologia, buscando também modificar o modo comum de como esse aprendizado é avaliado. Essa atividade se apresentou como promissora, apresentando resultados que demonstraram sua eficiência e sua ampla recepção pelos alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio buscando mesclar a literatura popular nordestina com o ensino e demonstrando uma bom método para fixação do conteúdo apresentado. |
Abstract: | Cordel literature is a form of manifestation that is deeply rooted in northeastern culture, being identified by its poems that are composed of rhymes culturally known as a sung poem. Faced with the scarcity and difficulty of new teaching methods in the classroom, especially in zoology related topics, the cordel was applied in the 9th year of elementary school and in the second year of high school in a public school in Fortaleza / CE with the objective to evaluate students' learning in relation to the themes passed through cordel literature. The poem was used as a new evaluative method teaching zoology subjects to students while introducing this popular text into the classroom. The objective was to present a new evaluation as an alternative to reduce these learning difficulties in some disciplines related to biology, also trying to modify the common mode of how this learning is evaluated. This activity presented itself as promising, presenting results that demonstrated its efficiency and its wide reception by the students of both high school and elementary school, seeking to merge the popular literature of the Northeast with the teaching and demonstrating a good method to fix the presented content. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62519 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_tfbarbosa.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.