Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62517
Tipo: | TCC |
Título : | Para bom entendedor, uma cena basta: uso de filmes e séries no ensino de biologia |
Autor : | Matos, Thiago Loreto |
Tutor: | Gallão, Maria Izabel |
Palabras clave : | Catálogo de filmes e série de TV;Ensino de biologia;Ensino e avaliação;Zoologia;Genética;Dr. House;Piratas do Caribe: o baú da morte;The Walking Dead;X-Men 2 |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | MATOS, Thiago Loreto. Para bom entendedor, uma cena basta: uso de filmes e séries no ensino de biologia. 2018. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Os filmes e séries estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, assim o uso desse recurso audiovisual vem aumentando ao longo dos anos no ensino de biologia. Esse trabalho visa avaliar a eficácia dessa estratégia didática em temas de biologia, tanto quanto a melhor forma de sua aplicação em sala de aula. Essa pesquisa foi realizada em uma escola estadual da rede pública de Fortaleza/CE, com alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio. Foi utilizada uma cena dos filmes “Piratas do Caribe: O Baú da Morte” e “X-Men 2” e das séries de TV “Dr. House” e “The Walking Dead” em alguns momentos das aulas apresentadas para essas turmas, em aulas com temáticas referentes à Zoologia e Genética. Essa estratégia foi utilizada tanto como forma de ensinar o conteúdo, quanto para a avaliação do tema que foi apresentado. Ao final foram aplicados dois questionários para a avaliação dessa estratégia de ensino. Também foi produzido um catálogo com mais de 70 filmes e séries de TV, mostrando em que áreas de biologia eles podem ser utilizados. Foi observado que essa estratégia tornou fácil a exemplificação do conteúdo e a sua relação com o dia-a-dia dos estudantes, o que contrapõe o fato de ser pouco utilizado normalmente em sala de aula. Assim a utilização de filmes e séries de TV em sala de aula apresentou uma boa receptividade pelos estudantes, os aproximando dos assuntos abordados em sala. Um total de 96% dos alunos avaliaram que essa modalidade didática os ajudou na compreensão do conteúdo, sendo necessárias poucas melhorias para uma melhor aplicação. Os estudantes comentaram que apesar do uso de trechos dessa mídia ser pouco estudado pela comunidade científica, esse recurso se mostrou ser uma ferramenta viável para ser utilizada em sala. No entanto, ainda é necessária uma preparação prévia dos alunos e professores, para o melhor desenvolvimento da aula e compreensão dos conteúdos abordados pelos estudantes. |
Abstract: | Films and series are increasingly present in people's lives, so the use of this audiovisual resource has been increasing over the years in biology teaching. This work aims to evaluate the effectiveness of this didactic strategy in biology subjects, as well as the best way of applying it in the classroom. This research was carried out in a state school of the public network of Fortaleza / CE, with second and third year high school students. A scene from the movies "Pirates of the Caribbean: The Chest of Death" and "X-Men 2" and from the TV series "Dr. House "and" The Walking Dead "was used in some moments of the classes presented for these classes, in classes related to Zoology and Genetics. This strategy was used both as a way to teach content and to evaluate the theme that was presented. At the end, two questionnaires were used to evaluate this teaching strategy. It has also produced a catalog with more than 70 films and TV series, showing in which areas of biology they can be used. It was observed that this strategy made it easy to exemplify the content and its relationship with the students' daily life, which contrasts the fact that it is rarely used in the classroom. Thus the use of films and TV series in the classroom showed a good receptivity for the students, bringing them closer to the subjects discussed in the room. A total of 96% of the students evaluated that this didactic modality helped them in the understanding of the content, being necessary few improvements for a better application. The students commented that although the use of snippets of this medium is little studied by the scientific community, this feature proved to be a viable tool to be used in the classroom. However, previous preparation of the students and teachers is still necessary, for the better development of the class and understanding of the contents addressed by the students. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62517 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_tlmatos.pdf | 863,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.