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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62509
Tipo: | TCC |
Título: | Mapas conceituais como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa em biologia: um estudo de caso no ensino de proteínas. |
Autor(es): | Lima, Mércia Keslley Oliveira de |
Palavras-chave: | Ensino de biologia;Aprendizagem significativa;Mapas conceituais;Proteínas |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | LIMA, Mércia Keslley Oliveira de. Mapas conceituais como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa em biologia: um estudo de caso no ensino de proteínas. 2018. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Considerando as dificuldades observadas em sala de aula referentes ao ensino de Biologia no ensino médio, foi proposta a utilização de mapas conceituais como uma estratégia que busca promover a aprendizagem significativa de conteúdos biológicos e, para isso, o estudo teve como base a teoria da aprendizagem significativa, formulada por David Ausubel. Dito disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos mapas conceituais na ocorrência da aprendizagem significativa de um conteúdo de Biologia em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pertencente à rede estadual de ensino, localizada no município de Fortaleza, Ceará. Para isso, foi pedido primeiramente que cada aluno redigisse um texto a respeito do tema “proteínas”, para depois serem solicitados a construir mapas conceituais a partir deste tema. Após a elaboração dos mapas, foi pedido que redigissem um novo texto sobre o mesmo assunto. Dessa forma, foi possível realizar uma análise do desenvolvimento do aprendizado dos estudantes, de modo a buscar evidências da evolução conceitual. Com base nos relatos e respostas colhidas dos alunos através de questionário on-line, última etapa desenvolvida, foi possível perceber uma grande aceitação da ferramenta pelos estudantes. Além disso, a partir dos resultados que foram obtidos na pesquisa, é possível inferir que a ferramenta didática apresentada possui potencial facilitador da aprendizagem significativa de conteúdos biológicos. |
Abstract: | Considering the difficulties observed in the classroom regarding the teaching of biology in high school, the use of concept maps was proposed as a strategy to promote the meaningful learning of biological contents and, therefore, the study was based on the theory of meaningful learning, formulated by David Ausubel. The aim of this work is to analyze the effects of the use of conceptual maps in the occurrence of meaningful learning of a Biology content in a first year class of a public high school located in the city of Fortaleza, Ceará. At first, the students had to write a composition about the topic "proteins", and then they were asked to build concept maps about this theme. After creating their maps, they were asked to write a new composition about the same subject. Thus, it was possible to carry out an analysis of the students' learning development, in order to find evidences about the content evolution. Based on the reports and answers collected from the students through an online questionnaire, which was the last stage of this study, it was possible to observe that the tool had great acceptance by the students. In addition, from the results obtained in the research, it is possible to infer that the didactic tool presented has the potential to facilitate the meaningful learning of biological contents. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62509 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
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