Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62468
Type: TCC
Title: O fantástico mundo de Harry Potter e o ensino de biologia: elaboração de sequências didáticas
Authors: Sousa, Kariny Filgueira Ferreira de
Advisor: Mota, Erika Freitas
Keywords: Ensino-aprendizagem;Metodologias didáticas;Literatura fantástica;Propostas de atividades
Issue Date: 2018
Citation: SOUSA, Kariny Filgueira Ferreira de. O fantástico mundo de Harry Potter e o ensino de biologia: elaboração de sequências didáticas. 2018. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: No ensino de Biologia ainda é muito comum os conteúdos serem ensinados principalmente de forma expositiva e tradicional, na qual os alunos são meros ouvintes de aulas ministradas com base, na maioria das vezes, somente nos livros didáticos. Há dificuldades associadas a determinados conteúdos de biologia que podem ser relacionadas ao excesso de informações complexas, uma nomenclatura difícil de ser memorizada, a necessidade de abstração e a falta de contextualização com o cotidiano do aluno. Esses fatores acabam por desestimular os estudantes e dificultar mais ainda o aprendizado. Com o intuito de facilitar o ensino de biologia, este trabalho apresenta propostas de sequências didáticas com a utilização de metodologias diversificadas para as aulas de botânica, zoologia, ecologia e genética. Para a elaboração das atividades utilizou-se uma das sagas da literatura fantástica mais conhecida e amada pelos jovens, Harry Potter, escrito por Joanne Kathleen Rowling. Além dos sete livros escritos, a saga possui oito filmes, e um universo que está sendo expandido pela escritora no site Pottermore e nos filmes da sequência Animais Fantásticos. Através das atividades propostas nesse trabalho, os professores poderão conhecer novas possibilidades de ensino, adequando a realidade de cada sala de aula, e melhorando a relação ensino-aprendizagem, além de estimular a leitura e aproximar a biologia do cotidiano dos alunos.
Abstract: In the teaching of biology, it is still very common for contents to be mainly taught in an expositive and traditional way in which students are mere listeners of lectures based, in most cases, only in textbooks. There are difficulties associated with certain biology contents that can be related to the excess of complex information such as: nomenclature not easy to be memorized, the need for abstraction and the lack of contextualization with the daily life of the student. These factors ultimately discourage students and make learning even more difficult. In order to facilitate the teaching of biology, this work presents didactic sequence proposals with the use of diversified methodologies for botany, zoology, ecology and genetics classes. For the elaboration of the activities was used one of the sagas of the fantastic literature widely known and loved by the young adults, Harry Potter, written by Joanne Kathleen Rowling. In addition to the seven books written, the saga features eight movies, and a universe that is being expanded by the writer on the Pottermore site and in the films of the sequel Fantastic Beasts. Through the activities, teachers will be able to know new teaching possibilities, adapting the reality of each classroom, and improving the teaching-learning relationship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62468
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_kffsousa.pdf448,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.