Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Feitosa, Raphael Alves | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Maria Tamires | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T09:40:34Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T09:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Maria Tamires. Arte e ciência: fotonovela como estratégia didática para o ensino de biologia. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62452 | - |
dc.description | Acompanha Produto Educacional: Sequência didática "Fotonovela: a arte no ensino de biologia" | pt_BR |
dc.description.abstract | The discipline of Biology is inserted in the area of natural sciences and its technologies and aims to contribute to the understanding of the role of science and technology in society. However, for the student to acquire such skills, it is necessary to adopt didactic strategies that arouse the student's interest, making him reflect. Among the strategies that can be used in the teaching of biology, the photo-novel stands out, similar to comic books, for having a combination of texts and photographs. By requiring the student to create a story to address the content, the student learns the content in a collaborative and reflective way. However, although the importance of photonovels for teaching and learning processes is recognized, there are still few citations of dissertations and theses on its use in science teaching. In this context, this research sought to analyze the contributions to the teaching of biology of a didactic sequence using the photo-novel in high school, in order to help that discipline through the art-science articulation. The research is based on the metaphor of the reflective artist teacher (SCHÖN, 2007), (FEITOSA; LEITE, 2012) and (QUEIROZ, 2001) in an attempt to strengthen the relationship between art and science. The research of an applied nature with a qualitative approach, configures itself as an autobiographical narrative resulting from the application of a didactic sequence in a state school of vocational education in the interior of Ceará with 3rd grade students, which aimed to develop photonovels involving the subject's content. of Biology. Participant observation was used as a data collection instrument, such observations were recorded in a field notebook. From the analysis of recorded data from an experience as a teacher-researcher, it was identified that the photo-novel transcends its contributions beyond cognitive aspects. Among his contributions, those of a methodological nature stand out. Through a collaborative process, prior study and discussions about the content are promoted, which end up developing skills of a socio-emotional and even technological nature. In addition, as it has multitasking, it awakens curiosity, creativity and a critical sense, thus meeting the heterogeneity of the class, which throughout the process considers the teacher as a mediator. Given the results achieved, the importance of implementing this didactic sequence in the most diverse areas of knowledge is reinforced, given its contributions and favoring the closer relationship between Art and Science. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Professor artista-reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Arte e ciência: fotonovela como estratégia didática para o ensino de biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A disciplina de Biologia está inserida na área de ciências da natureza e suas tecnologias e tem por objetivo contribuir com o entendimento do papel da ciência e da tecnologia na sociedade. Entretanto, para que o estudante adquira tais capacidades se faz necessária a adoção de estratégias didáticas que despertem o interesse do estudante, fazendo-o refletir. Dentre as estratégias que podem ser utilizadas no ensino de biologia, destaca-se a fotonovela, similar as histórias em quadrinhos, por dispor de uma combinação de textos a fotografias. Por requerer do estudante a criação de uma história para abordar o conteúdo, o estudante aprende o conteúdo de maneira colaborativa e reflexiva. Entretanto, embora seja reconhecida a importância da fotonovela para os processos de ensino e aprendizagem, ainda há poucas citações de dissertações e teses sobre sua utilização no ensino de ciências. Nesse contexto, buscou-se nesta pesquisa analisar as contribuições para o ensino de biologia de uma sequência didática utilizando a fotonovela no ensino médio, a fim de auxiliar a referida disciplina através da articulação arte-ciência. A pesquisa é pautada na metáfora do professor artista-reflexivo (SCHÖN, 2007), (FEITOSA; LEITE, 2012) e (QUEIROZ, 2001) na tentativa de atravessar a relação entre arte e ciência. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, configura-se como uma narrativa autobiográfica resultante da aplicação de uma sequência didática em uma escola estadual de educação profissional no interior do Ceará com alunos de 3ª série, que objetivou a elaboração de fotonovelas envolvendo conteúdo da disciplina de Biologia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participante, tais observações foram registradas em um caderno de campo. A partir da análise dos dados registrados de uma experiência enquanto professora-pesquisadora, foi identificado que a fotonovela transcende suas contribuições para além de aspectos cognitivos. Dentre suas contribuições, destacam-se, ainda, as de cunho metodológico. Através de um processo colaborativo, promove-se estudo prévio e discussões sobre o conteúdo que acabam por desenvolver competências de caráter socioemocional e até mesmo tecnológicas. Além disso, por dispor de multitarefas, desperta a curiosidade, criatividade e senso crítico, atendendo assim a heterogeneidade da turma, que durante todo o processo considera o professor como um mediador. Diante dos resultados alcançados, reforça-se a importância de implementação desta sequência didática nas mais diversas áreas do conhecimento dada suas contribuições e o fato de favorecer o estreitamento da relação entre Arte e Ciência. | pt_BR |
dc.title.en | Art and science: photonovel as a didactic strategy for teaching biology | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_mtvasconcelos.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2021_pe_mtvasconcelos.pdf | 711,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.