Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62399
Type: TCC
Title: Ciência geek: aprendendo sobre o sistema endócrino através de RPG
Authors: Almeida, Ana Karolina Rodrigues de
Advisor: Gallão, Maria Izabel
Keywords: Modalidades didáticas;Interpretação de papéis;Fisiologia humana;Aprendizagem Baseada em Equipes
Issue Date: 2018
Citation: ALMEIDA, Ana Karolina Rodrigues de. Ciência geek: aprendendo sobre o sistema endócrino através de RPG. 2018. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Levando em conta a dificuldade no aprendizado do conteúdo de Sistema Endócrino na disciplina de Biologia no ensino médio, foi realizada a aplicação de um jogo baseado em RPG. O objetivo foi testar a realização de tal metodologia em uma turma com 42 alunos a partir da divisão de equipes, além de avaliar a efetividade da modalidade na construção do conhecimento e da receptividade do jogo entre os alunos. Após a apresentação do conteúdo o RPG foi aplicado, onde cada equipe representou um personagem – as glândulas do sistema – guiando a narrativa, que era anunciada pela autora. Foram realizados questionários pré e pós o teste com o RPG, onde foram avaliados os conhecimento sobre o conteúdo e a avaliação dos alunos sobre o jogo. Com a análise dos questionários foi possível observar uma expressiva melhora na construção do conhecimento sobre Sistema Endócrino pelos alunos após o RPG, assim como a boa receptividade da atividade pelos estudantes.
Abstract: Taking into account the difficulty in learning the content of Endocrine System in Biology cousers in high school, the application of a game based on RPG was performed. The objective was to test the accomplishment of such methodology in a class with 42 students from the division of teams, besides evaluating the effectiveness of the modality in the construction of the knowledge and the receptivity of the game among the students. After the presentation of the content the RPG was applied, where each team represented a character - the glands of the system - guiding the narrative, which was announced by the author. Pre and post-test questionnaires were conducted with the RPG, which evaluated the knowledge about the content and the students' evaluation of the game. With the analysis of the questionnaires, it was possible to observe a significant improvement in the construction of knowledge about Endocrine System by the students after the RPG, as well as the good receptivity of the activity by the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62399
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_akralmeida.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.