Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62399
Tipo: TCC
Título: Ciência geek: aprendendo sobre o sistema endócrino através de RPG
Autor(es): Almeida, Ana Karolina Rodrigues de
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Modalidades didáticas;Interpretação de papéis;Fisiologia humana;Aprendizagem Baseada em Equipes
Data do documento: 2018
Citação: ALMEIDA, Ana Karolina Rodrigues de. Ciência geek: aprendendo sobre o sistema endócrino através de RPG. 2018. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Levando em conta a dificuldade no aprendizado do conteúdo de Sistema Endócrino na disciplina de Biologia no ensino médio, foi realizada a aplicação de um jogo baseado em RPG. O objetivo foi testar a realização de tal metodologia em uma turma com 42 alunos a partir da divisão de equipes, além de avaliar a efetividade da modalidade na construção do conhecimento e da receptividade do jogo entre os alunos. Após a apresentação do conteúdo o RPG foi aplicado, onde cada equipe representou um personagem – as glândulas do sistema – guiando a narrativa, que era anunciada pela autora. Foram realizados questionários pré e pós o teste com o RPG, onde foram avaliados os conhecimento sobre o conteúdo e a avaliação dos alunos sobre o jogo. Com a análise dos questionários foi possível observar uma expressiva melhora na construção do conhecimento sobre Sistema Endócrino pelos alunos após o RPG, assim como a boa receptividade da atividade pelos estudantes.
Abstract: Taking into account the difficulty in learning the content of Endocrine System in Biology cousers in high school, the application of a game based on RPG was performed. The objective was to test the accomplishment of such methodology in a class with 42 students from the division of teams, besides evaluating the effectiveness of the modality in the construction of the knowledge and the receptivity of the game among the students. After the presentation of the content the RPG was applied, where each team represented a character - the glands of the system - guiding the narrative, which was announced by the author. Pre and post-test questionnaires were conducted with the RPG, which evaluated the knowledge about the content and the students' evaluation of the game. With the analysis of the questionnaires, it was possible to observe a significant improvement in the construction of knowledge about Endocrine System by the students after the RPG, as well as the good receptivity of the activity by the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62399
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_akralmeida.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.