Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62374
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino do atletismo nas aulas de Educação Física no ensino fundamental II: a visão de alunos praticantes da modalidade
Título em espanhol: La enseñanza del atletismo en las clases de Educación Física en el segundo nivel de la escuela primaria: la visión de los alumnos que practican la modalidad
Autor(es): Lima, Cínthia do Nascimento Sales de
Ladeira, Ana Paula Xavier
Mota e Silva, Eduardo Vinicius
Matthiesen, Sara Quenzer
Palavras-chave: Atletismo;Educação física escolar;Opinião discente;Athletics;Physical education;Student opinion
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: EFDeportes.com: revista digital
Citação: LIMA, Cínthia do Nascimento Sales de et al. O ensino do atletismo nas aulas de Educação Física no ensino fundamental II: a visão de alunos praticantes da modalidade. EFDeportes.com: revista digital, Buenos Aires, ano 19, n. 194, p. 1-10, jul. 2014.
Resumo: Verificar como vem sendo desenvolvido o atletismo nas aulas de Educação Física no ensino fundamental II, na opinião de alunos praticantes da modalidade é o objetivo deste estudo. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 20 atletas praticantes de atletismo, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Os principais resultados obtidos demonstraram que a maior parte da amostra tem o atletismo como conteúdo em suas aulas, afirmando que estas se desenvolvem, prioritariamente, em quadras, com a utilização de materiais como cordas, bolas, cones, colchões e enfocam o ensino de corridas. Acreditam que a disponibilização de mais recursos materiais pode melhorar este ensino. Estes resultados demonstram que, apesar de o ensino da modalidade não estar completamente disseminado nestas escolas, os professores que o ensinam apresentam a capacidade de perceber que o ensino escolar do atletismo é possível por meio de adaptações.
Abstract: The aim of this study is to show how athletics has been taught in physical education classes in elementary school, in the opinion of athletics student practitioners. Data were collected through a questionnaire, applied to 20 athletics practitioners enrolled in the final years of elementary school. The main results showed that the majority of the sample has athletics as content in their classes and affirms that they develop primarily in courts, with the use of equipment such as ropes, balls, cones and mattresses and teaching focus on running. They believe that the provision of more material resources can improve this teaching. These results demonstrate that, although the teaching of this sports are not totally scattered in their schools, teachers who teach them have the ability to realize that athletics scholar teaching is possible through adaptations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62374
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_cnslima.pdf358,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.