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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE
Título em inglês: Application of laws 10.639/03 and 11.645/08 in the lessons of physical education: diagnosis of the municipal network of Fortaleza/CE
Autor(es): Pereira, Arliene Stephanie Menezes
Gomes, Daniel Pinto
Carmo, Klertianny Teixeira do
Mota e Silva, Eduardo Vinicius
Palavras-chave: Educação física;Relacões étnicas;Lei 10.639/03;Lei 11.645/08;Physical education;Ethnical relations;Law 10.639/03;Law 11.645/08
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Citação: PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, DF, v. 41, n. 4, p. 412-418, 2018.
Resumo: O trabalho desenvolveu uma pesquisa por meio de questionários online com 55 professores de eduçação física da rede municipal de Fortaleza/CE, atuantes nas séries de 6◦ a 9◦ ano. Objetivou analisar o conhecimento e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Identificou-se que a maioria dos professores não sabe do que tratam as leis. Mesmo que os docentes não tenham conhecimento, trabalham a temática étnica na escola e afirmam que o conteúdo faz parte da disciplina. Conclui-se que é preciso remodelar as práticas pedagógicas, no que tange a temática, dar uma maior atenção à formação de professores para tal assunto, diante do desafio de construírem-se caminhos para o ensino. © 2018 Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Publicado por Elsevier Editora Ltda. Este e´ um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/ by-nc-nd/4.0/).
Abstract: The work developed a research through online questionnaires with 55 Physical Education teachers of the municipal network of Fortaleza/CE, acting in the grades 6 to 9. The objective was to analyze the knowledge and application of laws 10.639/03 and 11.645/08. It has been identified that most teachers do not know what the laws are about. Even teachers who are not aware of it, work on ethnic racial issues at school, and claim that content is part of the discipline. Itis concluded thatitis necessary to reshape the pedagogical practices, regarding the subject matter, giving greater attention to the training of teachers for this subject, facing the challenge of constructing new avenues for teaching. © 2018 Colegio ´ Brasileiro de Ciencias ˆ do Esporte. Published by Elsevier Editora Ltda. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/bync-nd/4.0/).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62372
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