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dc.contributor.authorValadão, Marcos Aurélio Pereira-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Clarissa Masuko dos Santos-
dc.date.accessioned2021-11-19T14:04:08Z-
dc.date.available2021-11-19T14:04:08Z-
dc.date.issued2021-01-
dc.identifier.citationVALADÃO, M.A.P.; ARAÚJO, A.C.M.S. Responsabilidade tributária das plataformas de marketplace no comércio exterior eletrônico. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.41, n.1, jan./jun.2021, p.35-55.pt_BR
dc.identifier.isbn1807-3840-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62255-
dc.description.abstractThe work analyzes the question of taxation techniques that adapt to the digital economy, in light of the principle of practicality, the peculiarities of electronic commerce, international debates and the proposals for tax reform in Brazil.The tax liability of digital platforms faces no resistance, as it is effective as a collection tech-nique, in a sector that suffers from increasing tax evasion, in addition to protecting domestic companies, in particular retailers of physical stores. Furthermore, it is a natural consequence of the leading role it plays in e-commerce operations, because they are large data holders and managers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherNOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFCpt_BR
dc.subjectComércio exterior eletrônicopt_BR
dc.subjectResponsabilidade tributáriapt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.titleResponsabilidade tributária das plataformas de marketplace no comércio exterior eletrônicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho analisa a questão das técnicas de tributação que se adaptem à economia digital, à luz do princípio da praticabilidade, das peculiaridades do comércio eletrônico, dos debates interna-cionais e das propostas de reforma tributária no Brasil. A responsabilização tributária das plataformas digitais não enfrenta resistências, por ser eficaz como técnica de arrecadação, em um setor que sofre de crescente evasão fiscal, além de proteger as empresas domésticas, em particular os varejistas de lojas físicas. Ademais, é uma decorrência natural do protagonismo que exerce nas operações de comércio eletrônico, porque são grandes detentoras e gestoras de dados. Contudo, a legitimação dessa estrutura de tributação depende da proporcionalidade do ônus conferidos às plataformas de marketplace, afetando a neutralidade tributária, a eficiência, a se-gurança jurídica, a igualdade e o próprio desenvolvimento da economia digital.pt_BR
dc.title.enTax liability of marketplace platforms in electronic foreign tradept_BR
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