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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62247
Tipo: | TCC |
Título : | Concepções dos alunos de uma escola pública de ensino médio sobre medidas de profilaxia contra o HIV |
Autor : | Fama, Álvaro David Marinho |
Tutor: | Mota, Erika Freitas |
Palabras clave : | Conscientização;Educação;Saúde |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | FAMA, Álvaro David Marinho. Concepções dos alunos de uma escola pública de ensino médio sobre medidas de profilaxia contra o HIV. 2021. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A síndrome da imunodeficiência adquirida ou AIDS (acrônimo do inglês- Acquired Immune- Deficiency Syndrome) é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV, acrônimo do inglês, Human Immunodeficiency Vírus). Apesar de existirem várias ações educativas para a população que trabalham sobre as vias de transmissão do vírus, prevenção e tratamento, como também para tentar diminuir o estigma e preconceito que a doença acarreta, muitos indivíduos ainda relacionam essa enfermidade com um grupo específico de pessoas e formas errôneas de contaminação com o vírus. Dessa forma, mesmo com a diversidade de ações, fontes de pesquisa e facilidades de acesso a informações via internet, a escola continua sendo muito importante para trabalhar o conhecimento e mudanças de comportamento em relação ao HIV/AIDS e auxiliar na prevenção entre adolescentes. A presente pesquisa foi realizada nas turmas de 1°, 2° e 3° ano do ensino médio em uma escola localizada no município de Maracanaú-CE. No primeiro momento, foi realizado um questionário para entender os conhecimentos dos estudantes a respeito das medidas profiláticas contra o HIV. Em seguida, os resultados da pesquisa foram utilizados para a construção de um folder explicativo versando sobre as temáticas que foram abordadas no questionário e com foco nas questões com maior número de erros e que os estudantes tiveram maiores dificuldades em responder. No segundo momento, o folder foi disponibilizado para a turma em arquivo, uma vez que a apresentação por aula remota teve baixa adesão por parte dos estudantes. Após os alunos terem contato com o folder, foi enviado um formulário para saber as opiniões a respeito do material educativo. De acordo com os resultados do questionário, os estudantes possuem uma boa compreensão sobre medidas profiláticas contra o HIV, ainda assim, nota-se que existe a necessidade de ser trabalhada essa temática na sala de aula, isso precisa ser repensado e organizado durante o período letivo. |
Abstract: | The Acquired Immune-Deficiency Syndrome (AIDS) is a disease caused by the Human Immunodeficiency Virus (HIV). Although there are several educational actions for the population that work on the ways of transmitting the virus, prevention and treatment, as well as trying to reduce the stigma and prejudice that the disease entails, many individuals still relate this disease to a specific group of people and erroneous forms of contamination with the virus. Thus, even with the diversity of research sources and easy access to information via the internet, the school continues to be very important to work on knowledge and changes in behavior in relation to HIV/AIDS and to help with prevention among adolescents. The present research was carried out in classes of 1st, 2nd and 3rd year of High School in a school located in the city of Maracanaú-CE. At first, a questionnaire was carried out to understand the students' knowledge about prophylactic measures against HIV. Then, the research results were used to build an explanatory folder dealing with the themes that were addressed in the questionnaire and focusing on the questions with the highest number of errors and which the students had the greatest difficulty in answering. In the second moment, the folder was made available to the class on file, since the presentation by remote class had low adherence by the students. After the students had contact with the folder, a form was sent to find out their opinions about the educational material. According to the results of the questionnaire, students have a good understanding of prophylactic measures against HIV, yet it is noted that there is a need to work on this issue in the classroom, this needs to be rethought and organized during the period academic. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62247 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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