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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barroso Filho, Celso Gabriel | - |
dc.contributor.author | Araújo, Tereza Denyse Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T18:07:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T18:07:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO FILHO, Celso Gabriel; ARAÚJO, Tereza Denyse Pereira de. Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING - CILAMCE, XLI., 16-19 nov. 2020, on-line. Proceedings […], 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2675-6269 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) - https://cilamce.com.br/anais/index.php?ano=2020 | pt_BR |
dc.subject | Velocidade de vibração | pt_BR |
dc.subject | Vibração no solo | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia | pt_BR |
dc.subject | Velocidade do trem | pt_BR |
dc.title | Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria, construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas de férreas. São verificados vários tipos de solo, a fim de avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros também são analisados, tais como a distância da linha férrea, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas análises são feitas utilizando um programa matemático. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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